14 de abril de 2021 | 

Como funcionam os condomínios de galpões?

Conceito traz vantagens e benefícios, principalmente no que diz respeito à segurança patrimonial e à qualidade na infraestrutura logística.

Mais do que um investimento, hoje em dia a logística é estratégica para as empresas e vem sempre aprimorando soluções para tornar mais ágeis as movimentações, o recebimento e as entregas de mercadorias.

Com o crescimento de e-commerce, a ampliação das restrições de circulação de caminhões e, certamente, a segurança frente à ação constante de quadrilhas especializadas em roubo de produtos tecnológicos, vem crescendo também o modelo de condomínio de galpões no Brasil, principalmente em São Paulo, que já conta com inúmeras instalações em pontos estratégicos para escoamento de mercadorias.

Os condomínios de galpões fazem parte de um modelo de negócio padrão norte-americano e europeu que vêm se consolidando no Brasil. São grandes estruturas divididas em módulos, locados por várias empresas de forma independente, com cada organização instalada em galpões adequados às suas operações. Esse modelo vem atraindo o interesse de muitas empresas, que acabam migrando dos galpões de rua.

Os condomínios de galpões permitem estocar e distribuir as mercadorias de forma mais segura, sem enfrentar grandes distâncias. São construções inteligentes, que otimizam o trabalho e vêm ganhando espaço para atender as grandes demandas por áreas de armazenagens amplas, bem preparadas, bem localizadas e seguras.

Entre as vantagens dos condomínios de galpões, as empresas destacam:

· Localização estratégica, sempre próximos de rodovias e vias de acesso, muitas vezes em locais que contornam pedágios;

· Baixo investimento, pois não precisam adquirir terreno e construir. A redução de custos também está presente no rateio de despesas com segurança, monitoramento, manutenção, pelo sistema de condomínio;

· Facilidade para expansão na mesma área com o aluguel de um lote maior de galpões, que resolve a questão rapidamente e a empresa continua operando no mesmo local.

Como funcionam os condomínios de galpões?

Os condomínios de galpões contam com segurança e infraestrutura de serviços compartilhado, que abrange os serviços de manutenção e demais necessidades. Ele pode oferecer refeitório, salas de reunião e treinamento, ambulatório, portaria, segurança, serviços de limpeza e jardinagem. Além disso, geralmente contam com amplo estacionamento.

Os condomínios de galpões podem ser divididos da seguinte forma:

Monousuário, quando são construídos para atender às necessidades logísticas de um único cliente.

Flex, de uso mais comum, com galpões padronizados, modulados, disponíveis para locação várias empresas, preparados para atender diferentes demandas.

Como os condomínios de galpões podem ser utilizados?

· Os condomínios de galpões podem ser utilizados como armazéns, já que são estruturas capazes de estocar grande quantidade de produtos e receber porta-paletes. Esses são modelos próprios para redes de supermercados, atacadistas ou operadores logísticos.

· Como esses condomínios permitem a personalização das instalações, o modelo também pode ser adequado para as indústrias de diversos segmentos.

· Podem ser projetados em tipo misto, para receber qualquer tipo de processo produtivo, como a estocagem e a movimentação de cargas. Desta forma é muito utilizado por centros de distribuição.

· O cross-docking também entra na lista como mais uma opção de uso dos condomínios de galpões, tendo como objetivo a movimentação de carga, sem considerar a estocagem. A solução é adequada às transportadoras.

Como é a segurança dos condomínios de galpões?

Os galpões e suas instalações tornam-se mais seguros por estarem agrupados em um mesmo lugar e pela localização, mais afastada dos centros urbanos. Geralmente, os condomínios de galpões são idealizados com sistemas de segurança desenvolvidos especificamente para o empreendimento.

Vale ressaltar que os custos com a segurança do local, inclusive com portaria para controle de entrada e saída, diminuem significativamente no sistema de condomínio, principalmente se aliados à alta tecnologia e à inteligência como parte dessa estrutura.

O sistema de segurança dos condomínios de galpões deve contemplar os níveis:

· Físico – mão de obra, sistemas eletrônicos e definição dos procedimentos;

· Remoto – monitoramento de sistemas de segurança a distância, que permite a adoção de medidas rápidas, e de alarme dos acessos ao condomínio.

Tudo isso interligado com os sistemas de segurança de cada empresa alocada nesses condomínios de galpões.

Além da tecnologia, é extremamente importante contar com mão de obra qualificada, que cumpra os procedimentos em tempo hábil e de maneira correta, somada à inteligência nas operações diárias.

Assim, os condomínios de galpões já fazem parte das soluções na área de logística, contribuindo para agilizar os processos e elevar a competitividade das empresas.

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Eles são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Leia mais em: https://sancagalpoes.com.br/seguranca-em-condominio-logistico-como-funciona/




COMPARTILHE:


←  VOLTAR