18 de maio de 2021 | 

Como funciona o sistema cantilever?

Aos conjuntos de equipamentos que servem para organizar e classificar matérias-primas ou produtos acabados, dá-se o nome de sistemas de armazenagem. Esses sistemas foram criados para vencer os desafios do setor logístico e possibilitam que a operação seja feita manualmente ou com a utilização de equipamentos de movimentação de materiais como, empilhadoras e porta-paletes.

Dentre as possibilidades para armazenagem, destacamos o sistema cantilever. Conhecido pela composição relativamente simples e eficiente, é implantado frequentemente para auxiliar na gestão de armazenagem das empresas.

Como é o sistema cantilever?

O sistema cantilever é formado por estantes resistentes em estrutura simples, compostas por colunas e grandes vigas ou braços em níveis diversos, que substituem as prateleiras para armazenar as mercadorias. Ele é ideal para armazenamento não paletizado de itens e facilita a movimentação de produtos mais compridos e irregulares, como barras de ferro, tubos de PVC, chapas, telhas, tábuas, entre outros.

A estrutura do sistema cantilever pode ser prolongada por meio de elementos adicionais. Além disso, ela pode ter seus braços situados apenas de um lado da coluna (monofrontal) ou de ambos os lados (bifrontal). Em cada coluna do sistema é feita uma perfuração para fixação dos braços em vários níveis para sustentar a carga. O limite de comprimento é determinado pelo espaço disponível.

Muitas vezes, no sistema cantilever, será necessário que a carga ocupe dois ou mais braços para sua sustentação, reduzindo assim a possibilidade de deformações. O peso do material armazenado é o que determina a distância entre as colunas e deve ser calculado por especialista na elaboração do projeto para que a estrutura sustente a carga de forma equilibrada. Alguns acessórios de contenção opcionais garantem ainda mais segurança à carga.

Quais as vantagens do sistema cantilever?

Entre as vantagens do sistema cantilever destacamos as seguintes:

Praticidade

A estrutura do sistema cantilever não apresenta necessidade de fixação em pilares ou paredes. A instalação das conexões entre componentes é feita através de encaixe, parafusos ou buchas metálicas. No tipo face única ela pode ficar contra uma parede enquanto o tipo de dupla face permite a movimentação de mercadorias de ambos os lados.

Flexibilidade

O sistema cantilever tem estruturas resistentes e é completamente desmontável. Com várias opções de tamanho e acabamento, essas estruturas são flexíveis, adaptáveis, aproveitam melhor o espaço e não necessitam de equipamentos especiais para operá-las.

Ideais para ambientes internos, elas também podem ser utilizadas em áreas externas, uma vantagem considerável, especialmente para o setor de construção ou para empresas que não têm mais espaço dentro do armazém.

Instalação

A estrutura do sistema cantilever é de fácil instalação, segura e durável. No entanto, alguns fatores devem ser observados, como as condições e nivelamento do piso, a necessidade de movimentação dos itens e o fluxo de transporte no armazém.

Agora que você já sabe mais sobre o sistema cantilever, que tal dar uma olhada nos principais sistemas de Gestão de Estoque? Clique aqui!

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros. Eles contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Conheça a Sanca Galpões. Acesse: www.sancagalpões.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR