2 de abril de 2019 | 

Como enfrentar os 5 principais problemas logísticos das empresas

As ações de gestão e o uso da tecnologia trazem as soluções para os principais problemas enfrentados por empresas que usam a logística em suas operações.

A logística é uma área de gestão complexa e estratégica. Engana-se quem pensa que ela está associada apenas às questões de transporte. Na verdade, ela envolve toda a cadeia de suprimentos, inclusive a armazenagem, a circulação e a distribuição de produtos.

Para otimizar os ganhos e reduzir o tempo entre a aquisição do produto e a entrega, é necessário que haja sinergia entre os processos, a fim de evitar desperdícios.

Um bom plano de gestão se antecipa, identifica os problemas logísticos das empresas e desenvolve formas de minimizar os riscos. Tudo com o objetivo de obter melhores resultados.

A seguir, destacamos 5 principais problemas logísticos das empresas e apresentamos meios para enfrentá-los:

1 – Mau uso da tecnologia: a automação dos processos passa por frequentes inovações, no intuito de desenvolver soluções para agilizar e trazer mais segurança às operações, evitando os problemas logísticos das empresas. A tecnologia pode reduzir erros e permite traçar estratégias mais assertivas. No entanto, algumas empresas ainda encontram dificuldades para lidar com o que essas ferramentas podem oferecer.

Solução: buscar softwares de gestão é uma boa pedida, principalmente para o controle de estoque, que não pode mais ser feito apenas na ponta do lápis. Os softwares também podem integrar os dados de diferentes departamentos da empresa, como fazem os Enterprise Resource Planning (ERPs), ou melhorar o relacionamento com os clientes e parceiros, como o Customer Relationship Management (CRM), que ajuda a criar estratégias para a valorização e a satisfação do consumidor. No tocante à segurança, podem ser utilizados recursos como os rastreadores.

2 – Organização do estoque: a distribuição do espaço, o arranjo das prateleiras e a localização e organização de produtos feitos de forma errada podem aumentar os problemas logísticos das empresas, acarretando remessas incorretas, incompletas, dificuldade no embarque e atrasos no envio das mercadorias.

Solução: o layout da armazenagem deve ser bem planejado de forma a assegurar a movimentação de carga, máquinas e funcionários. Com isso, aproveita-se melhor o espaço, reduzem-se os custos de estocagem e os requisitos de cada produto são atendidos.

3 – Transporte e distribuição: a ineficiência de transporte e distribuição está entre os grandes problemas logísticos das empresas, pois encarece os produtos. Com foco maior no modal rodoviário, as empresas já vêm constatando que as estradas se tornaram uma opção sem muita agilidade, pois apresentam más condições de conservação, trânsito congestionado e falta de segurança, muitas vezes atrasando ou até mesmo impossibilitando as entregas.

Soluções: monitoramento em tempo real para respostas imediatas e optar por centros de distribuição estrategicamente localizados, que ajudam a reduzir os custos com transporte. Essa ação pede anáise prévia de todo o processo logístico para verificar o custo x benefício.

4 – Despreparo da mão de obra: a falta de mão de obra capacitada para atuar na cadeia logística pode ser considerada um dos graves problemas logísticos das empresas. Entende-se por profissional capacitado nessa área aquele que tenha noções de economia, infraestrutura, transporte, armazenagem e distribuição, além de flexibilidade para se adaptar às constantes mudanças na cadeia de suprimentos. Encontrar profissionais que estejam dispostos a assumir as vagas nessa área é tarefa difícil, por fatores como carga de trabalho, alto nível de estresse e salário pouco atraente.

Solução: pelo menos um funcionário da empresa deve ter a capacitação necessária para o bom andamento das operações. Há diversos cursos no mercado que contemplam a cadeia de suprimentos e logística, o controle e planejamento de estoques, o gerenciamento do transporte de cargas, a gestão de custos logísticos, os indicadores de desempenho para o setor, entre outros. Caso a empresa não tenha colaboradores com os conhecimentos necessários e não esteja disposta a investir nessa capacitação, uma opção é o próprio empreendedor se capacitar, tornando-se responsável por cuidar da logística do negócio.

5 – Logística reversa deficiente: fundamental para o processo de redução de custos com devoluções e com o descarte adequado de resíduos sólidos, determinado pela legislação, a logística reversa é um processo que não pode ser descuidado. É comum as empresas criarem estratégias logísticas para suas operações de entrega até o cliente final, mas, quando se trata do fluxo inverso, em geral, não apresentam o mesmo empenho. O problema, além de deixar os clientes insatisfeitos, impacta consideravelmente os custos.

Solução: algumas ações podem evitar esses problemas logísticos das empresas. Uma delas é a utilização de códigos de barras, pois melhora o processo de conferência ao longo da cadeia para que o produto correto chegue ao cliente. Outra ação diz respeito às soluções tecnológicas ou procedimentos técnicos (OTIF), que geram inventários precisos e ajudam na conferência manual das mercadorias. Por último, a implementação de sistemas com funções de picking e packing bloqueiam a finalização do processo de separação de itens não solicitados pelos clientes.

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