12 de maio de 2020 | 

10 dicas para aumentar as vendas pela internet

Aumentar as vendas pela internet e manter o interesse do público pelo(s) produto(s) que a empresa oferece é tarefa que necessita de ações estratégicas. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

Que o mercado digital é muito promissor todo mundo já sabe. As vendas pela internet, hoje em dia, já são opção confiável e despertam o interesse dos potenciais clientes conectados na rede em tempo quase integral – a maioria com pouca disponibilidade para ir às lojas físicas. A ideia, que já era boa, chamou ainda mais a atenção pelo regime de quarentena imposto pela pandemia de Covid-19, que obrigou as pessoas a ficarem em casa e a comprarem com frequência pelo meio online.

No entanto, aumentar as vendas pela internet, mesmo em tempos “normais”, requer alguns cuidados estratégicos. Embora seja grande o número de recursos para atrair visitantes – como links patrocinados, blogs e podcasts –, fazer com que as pessoas finalizem a compra – a chamada taxa de conversão – continua sendo tarefa difícil.

Para atrair novos clientes e evitar que as vendas pela internet se limitem a um grupo restrito de consumidores, separamos 10 dicas importantes:

1 – Melhore o site

Atualizar o projeto é importante. Procure avaliar o que está e o que não está dando certo e faça as alterações. Pesquise a concorrência e as tendências de mercado em que o seu negócio está inserido. Lembre-se de que ele deve ser fácil e intuitivo para o usuário, com linguagem simples e clara. Se possível, trabalhe com designers profissionais. Isso é investimento!

2 – Conheça o seu cliente

Saber quem é o público-alvo da empresa é importante, principalmente na hora de traçar a estratégia de marketing e de divulgação da loja com foco nas vendas pela internet. Para criar as chamadas “personas”, ou seja, as representações fictícias dos clientes ideais, pode-se usar o Google Analytics e/ou o Facebook Insights. Essas ferramentas combinam os dados dos perfis dos usuários em um único documento e cria um padrão de informações sobre eles.

3 – Use a experiência omnichannel

Os clientes utilizam diversos canais para embasar suas decisões de compra, e quem quer realizar vendas pela internet precisa acompanhar. Integrar as possibilidades em uma experiência otimizada é uma necessidade. Se o usuário compra pelo site, por exemplo, deve haver a possibilidade de a retirada do produto ser feita em loja física, e assim por diante.

4 – Invista em SEO

Uma estratégia consistente de SEO (Search Engine Optimization) que coloque o seu site nas primeiras posições de busca do Google é um passo certeiro para aumentar as vendas pela internet. Trocando em miúdos, significa aperfeiçoar as páginas do site ou da loja virtual com o objetivo de serem encontradas mais facilmente. Esse trabalho pode ser feito no blog da empresa, por exemplo, utilizando conteúdo relevante que demonstre conhecimento sobre o segmento de atuação, e palavras-chaves com alto volume de busca.

5 – Marketing de conteúdo

Criar um relacionamento com o cliente também possibilita aumentar as vendas pela internet. Por isso, ofereça-lhe materiais ricos como e-books, planilhas e infográficos sobre o assunto que lhe desperta interesse. O conteúdo ajuda o consumidor a reconhecer a marca como autoridade naquela área. Ao obter os e-mails dos usuários, é possível também utilizar o e-mail marketing. Estabelecer relacionamento facilita a conversão.

6 – Tempo de carregamento

De nada adiantam tantas mudanças, se o domínio não tem carregamento rápido. As pessoas não querem perder tempo na internet ao acessar sites e páginas de produtos. É preciso que o carregamento do site seja rápido em qualquer ocasião, para que os visitantes não migrem para outros sites e o seu objetivo de aumentar as vendas pela internet vá por água abaixo.

7 – Dispositivos móveis

Compras online não são feitas exclusivamente pelo computador, e lembrar-se disso é fundamental para aumentar as vendas pela internet. Um site responsivo é desenvolvido para adaptar-se automaticamente a diferentes tipos ou tamanhos de telas, dispositivos e sistemas operacionais. Assim, o consumidor consegue fazer as compras e navegar, sem perder as qualidades de visualização e de operação.

8 – Publicidade segmentada

Investir em uma publicidade direcionada a nichos específicos de potenciais consumidores pode ser o passo seguinte ao conhecimento do cliente e dos seus hábitos. A melhor maneira para fazer isso é criar campanhas com links patrocinados e ofertas segmentadas.

9 – Pop-ups

Essas janelas que aparecem em qualquer site servem para reter a atenção e devem ser usadas para promoções, cupons de desconto, cadastro de e-mail e promoção de serviços, pois ajudam a aumentar as vendas pela internet uma vez que despertam a curiosidade de quem está navegando. O recurso pode ser usado também como última tentativa antes de o cliente abandonar o carrinho de compras, usando informações relevantes que o convidem a finalizá-la.

10 – Redes sociais

Todo negócio online precisa marcar presença nas redes sociais. Criar contas empresariais em redes populares como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter representa maior aproximação com o público, repercute positivamente no tráfego e aumenta as vendas pela internet. Para isso, criar postagens relevantes regularmente é fundamental para manter o interesse e atrair novos consumidores. As redes têm grande alcance nas ações de marketing, além de oferecerem a possibilidade de anúncios patrocinados.

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