19 de outubro de 2017 | 

A importância do piso de um centro logístico para ampliar a armazenagem

Por ser a plataforma de trabalho em um centro logístico, o piso deve ser adequado às atividades e condições da operação logística. Por isso precisa ser mais resistente à abrasão, para suportar infraestruturas como racks de armazenamento e prateleiras; e equipamentos, como empilhadeiras e paleteiras, além de pallets, cargas e embalagens de produtos.

Em razão da automatização cada vez maior dos veículos de movimentação, como os AVGs (Veículos Guiados Automaticamente), a exigência e a utilização do piso requer diferenciais específicos. Para receber esse e outros tipos de equipamentos, o piso deve ser adaptado às necessidades da operação e ter excelentes índices de planicidade (Ff) e nivelamento (Fl), que são os padrões de medição definidos pelo American Concrete Institute.

 

Planeje o uso do piso no centro logístico

No momento do projeto do centro logístico, é importante prever quais serão as estruturas utilizadas no complexo, a quantidade de cargas que será disposta sobre o piso e quais os tipos de veículos que circularão pelo local.

Pensar no piso durante o planejamento reflete em um armazenamento mais técnico e seguro, que possibilita um alto nível de movimentação no espaço. Deve-se levar todos esses fatores em consideração, nesse momento, para evitar problemas e acidentes no futuro.

 

Escolha um piso que ofereça a melhor resistência

Como o piso é a base da circulação dos veículos, precisa ter planicidade e resistência a abração. O ideal é que também suporte cargas, paletes e maquinários diversos, além de garantir a circulação de pessoas de forma segura. Escolher o melhor fornecedor evita gastos desnecessários com uma manutenção que pode impactar no fluxo da intralogística. Imagine quanto tempo sua operação pode ficar parada dentro do armazém, enquanto o piso é reparado?

 

Opte por um piso que não prejudique seus equipamentos

O principal veículo que circula por um centro logístico é a empilhadeira, o que traz uma preocupação a mais na escolha do piso. Uma empilhadeira trilateral exige mais do que as demais variedades. Precisa que o piso seja bem nivelado, pois, em uma das suas posições, o operador permanece nesse nível. Já com o operador a bordo, ele é elevado junto com a carga.

Caso a planicidade e o nivelamento não sejam bons, o veículo provavelmente será danificado, ou algum acidente poderá ocorrer durante a movimentação dos materiais.

Uma boa estrutura é fundamental para o funcionamento correto da operação logística e a otimização dos processos de preparo de mercadorias, empacotamento, movimentação e transporte até o cliente final. Se o piso onde tudo é realizado não for confiável, provavelmente o centro logístico apresentará muitos problemas.

Do planejamento à construção do centro logístico, é imprescindível procurar um bom fornecedor de piso, como faz a Sanca Galpões. Seu diferencial é criar pisos com rapidez, que suportem o aumento gradual de peso sem rachar ou ficar cheio de ranhuras.

Gostou deste artigo? Aproveite a visita ao nosso blog para ler outros conteúdos interessantes e baixe o E-book com 15 Requisitos para um Centro de Distribuição de Alta Performance.

 




COMPARTILHE:


←  VOLTAR