14 de janeiro de 2020 | 

5 filmes que abordam a logística

Seleção de filmes mostra a logística das mais variadas formas, bem como o valor dos procedimentos e do acompanhamento dos gestores para obter o sucesso esperado nas operações.

A logística vem merecendo destaque ao longo dos anos na medida em que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas para oferecer mais agilidade às empresas no cumprimento de seus objetivos. No entanto, para que tudo dê certo, o gerenciamento deve acontecer de modo integrado. Daí a importância do aprimoramento de cada uma das etapas para o desenvolvimento de todo o sistema logístico.

No intuito de aliar informações relevantes e entretenimento, destacamos 5 sugestões de filmes que abordam a logística nas mais diferentes situações contendo valiosas lições operacionais. Vale conferir!

 

1 – Um senhor estagiário

O filme, estrelado por Anne Hathaway e Robert De Niro, mostra a operação de um e-commerce de moda bem-sucedido, com detalhes interessantes: a proprietária faz as compras em sua própria loja virtual a fim de avaliar a logística do empreendimento, pois monitorar constantemente esse processo é um dos segredos do sucesso no e-commerce. Isso é mostrado em detalhes nesse que está entre os filmes que abordam a logística. De Niro, por sua vez, vive um executivo aposentado e viúvo de cerca de 70 anos, desmotivado e entediado, que começa a estagiar na startup online. A obra aborda também a relevante questão das mulheres ocupando a liderança, a importância da convivência entre gerações e de trabalhar com pessoas inspiradoras e motivadas.

 

2 – Lunchbox

Na Índia existe um grandioso sistema logístico de entrega de refeições já estudado por Harvard e que atendeu aos requisitos do famoso sistema de qualidade “Seis Sigma”. Ele contempla inclusive a logística reversa, pois as marmitas voltam vazias para as casas de onde saíram. As entregas são feitas de várias formas: primeiro, as marmitas são coletadas em bicicleta; depois, transportadas em trem para, finalmente, serem entregues nos escritórios. Segundo estudos, a margem de erro é baixíssima: um a cada seis milhões de envios! Não é sem motivo que a obra indiana se destaca entre os filmes que abordam a logística por mostrar o grandioso sistema que ensina conceitos importantes sobre o tema. O longa, estrelado por Nimhat Kaur e Irrfan Khan, reúne culinária, entregas, romances e ainda esclarece um pouco mais sobre a cultura daquele país.

 

3 – Incontrolável

A história, baseada em fatos reais, conta uma série de incidentes relacionados à logística, como as imprudências e as falhas humanas que levam à iminência de uma grande catástrofe. Dos filmes que abordam a logística, este traz uma reflexão a respeito das tomadas de decisões precipitadas dentro das grandes organizações envolvendo situações que requerem perícia para evitar danos maiores. O enredo apresenta uma grande locomotiva sem tripulação, fora de controle e prestes a descarrilar. A situação é tensa e pode piorar ainda mais, pois o trem carrega produtos químicos tóxicos que poderiam facilmente destruir a cidade mais próxima, causando um imenso desastre ambiental. A única esperança de impedir a tragédia está nas mãos de um maquinista veterano (Denzel Washington) e de um jovem condutor (Chris Pine), que arriscam suas vidas para evitar a situação.

 

4 – Breaking Bad

A série de sucesso pode ensinar bastante aos empreendedores e a quem atua no mundo corporativo, principalmente sobre logística. Misto de drama e humor negro, a obra conta a vida de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química frustrado que descobre estar com câncer em estágio avançado e resolve fabricar e traficar metanfetamina para garantir a situação financeira da família. Os episódios mostram a movimentação eficiente dos produtos, desde a fabricação ao contato com os fornecedores e distribuidores. A série entra para o rol dos filmes que abordam a logística de forma interessante e mostra, na prática, a importância real do cumprimento dos prazos. Apesar de lidar com substância ilegal, a trama, bem construída, traz reflexões valiosas para gerentes de logística.

 

5 – O Senhor das Armas

Ação e suspense na trama estrelada por Nicolas Cage, Jared Leto e Ethan Hawke. Ela gira em torno do traficante de armamentos Yuri Orlov (Cage), que leva seus produtos a diversos lugares do mundo e tenta estar sempre à frente da Interpol. Mesmo tratando de guerras, tráfico de drogas e geopolítica, esse também está entre os filmes que abordam a logística. É possível destacar cenas a respeito de procedimentos de fabricação, cadeia de fornecimento e a entrega ao cliente final.

Gostou do artigo? Acompanhe também nosso conteúdo no LinkedIn.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR