25 de outubro de 2017 | 

4 dicas para ter um e-commerce de sucesso

O segmento de e-commerce oferece a vantagem de comercializar produtos convencionais, como calçados e roupas, e itens para públicos mais específicos, como pessoas que amam praticar esportes ou são adeptas de uma alimentação mais balanceada.

O mercado brasileiro de lojas virtuais, em 2016, faturou R$ 44,4 milhões de acordo com o relatório Webshoppers nº 35 (clique aqui para preencher o formulário e baixar o estudo na íntegra). Confira quatro dicas que selecionamos para ajudá-lo a otimizar o seu e-commerce.

 

Entenda que você trabalha com uma empresa de varejo

Mesmo que já esteja estabelecido no ambiente virtual, trabalhe como se estivesse em uma loja física, preocupando-se em renovar seus fornecedores, quando necessário, para oferecer o melhor portfólio ao seu público-alvo. Não se esqueça de calcular bem o inventário que precisará estocar em cada período do ano e procure atualizar seus conhecimentos sobre gestão empresarial. Dessa forma, você manterá a administração e as finanças em dia, além de conseguir dialogar com sua contabilidade e entender as novidades que compartilharem.

 

Mantenha seu site seguro e atraente

Evite invasões ao banco de dados ou fraudes investindo em uma certificação digital que mantenha a credibilidade de sua plataforma. Diversifique e aposte em outras soluções, como hospedar o site da loja em um servidor que adote medidas para evitar vulnerabilidades.

Analise o site do seu e-commerce regularmente para verificar o que pode melhorar, se ele acompanha a identidade visual de sua marca ou se é responsivo. Outro aspecto importante do site é atualizar o SEO (Search Engine Optimization), para que novos clientes encontrem sua empresa por meio de buscas com palavras-chaves ligadas direta ou indiretamente relacionadas aos produtos com os quais você trabalha.

 

Invista em um centro logístico

Se sua empresa já conta com um centro logístico, vale repensar se não é hora de encontrar um galpão que atenda melhor às necessidades da operação. Se esse não for o caso, otimize as atividades internas e entregas investindo em melhorias no centro logístico e na operação do seu e-commerce.

No caso de empresas que ainda não investiram na locação de um centro de distribuição, é importante esclarecer que um e-commerce de sucesso terá que crescer. Certamente, a locação de um galpão será importante para organizar a logística e melhorar as entregas.

Com galpões em excelentes localizações que facilitam a operação de grandes empresas, a Sanca Galpões oferece qualidade e gestão do condomínio de seus clientes. Para ter sucesso em seu e-commerce, tenha fornecedores dispostos a ajudar no crescimento do seu negócio.

 

Tenha uma logística eficiente no e-commerce

Integre todos os setores do centro logístico, como financeiro, planejamento, marketing, comercial e operações. Elabore um plano de ação que unifique todas as ações para controlar demanda e oferta. Com essa organização, a equipe trabalhará focada no mesmo objetivo – e seu e-commerce conquistará o sucesso.

O que ajudará ainda mais é contar com um WMS (“Warehouse Management System”, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém), que controla todo o armazém, começando com a chegada do material, sua armazenagem e seu direcionamento ao setor de expedição.

Para garantir a entrega de cada produto, renove e amplie os contatos com transportadoras para negociar os melhores preços e proporcionar agilidade ao cliente final.

 

Tenha em mente que uma loja virtual é fruto de enorme esforço. Você dependerá muito da logística para obter sucesso. Depois da venda, o momento crucial será a entrega de um produto em perfeitas condições. Esta é a melhor forma de fidelizar seu cliente!

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