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28 de abril de 2017 | galpão logístico
Existem muitas perguntas sobre logística em uma empresa de e-commerce que deixa qualquer proprietário cheio de dúvidas. Se este é o seu caso, reunimos aqui as 10 dúvidas mais frequentes sobre logística no comércio eletrônico para que você consiga otimizar os seus processos e conseguir reduzir os custos.
O grande desafio do e-commerce é garantir que o produto seja entregue ao consumidor no menor tempo e com o menor custo possível. É isso que faz da sua empresa um sucesso e fideliza compradores no comércio eletrônico. Muitas pessoas que estão abrindo uma loja virtual levantam muitas questões sobre o processo logístico.
Faz parte da logística no comércio eletrônico a armazenagem dos produtos, a embalagem adequada, o controle de estoque, o fluxo de pedidos e a entrega. É preciso focar em todas as áreas para ter uma empresa eficiente. Veja as principais perguntas do setor e esclareça as suas dúvidas.
Aproveite e entenda melhor o que é logística reversa e fique mais preparado que os seus concorrentes.
Aqui na Sanca Galpões oferecemos diversos centros logísticos para espalhados pelas principais rodovias do estado de São Paulo. Você encontra oportunidade de locação de galpões de armazenagem na rodovia Raposo Tavares, na Imigrantes e na região de Jundiaí.
Além de englobar todos os processos da sua empresa, fazem parte da logística assuntos que vão do custo de produto a armazenagem e distribuição. Sem ter os valores determinados desde o princípio, você não conseguirá precificar sua mercadoria e a entrega.
Essa é justamente uma das dúvidas mais frequentes, como conseguir preços de produto e frete melhores do que os concorrentes.
Além de afetar a sua credibilidade com o cliente, não cumprir com o prazo de entrega pode gerar prejuízos, como o cancelamento da compra, a restituição do valor e até uma indenização ao consumidor.
Outra grande dificuldade do comércio eletrônico é a fidelização do cliente. Neste sentido, cumprir o prazo de entrega é essencial para que o consumidor faça uma segunda compra.
Defina quem será responsável pelo quê na cadeia de produção, quando chegarão os produtos e como a compra chegará na logística. Tendo essas definições, fica mais fácil cada um saber a sua responsabilidade para que a compra chegue até o consumidor.
Ao definir os papeis dos agentes logísticos na sua empresa, você também vai poder analisar quais os pontos que pode melhorar para ser mais eficiente do que os seus concorrentes.
Esta é uma pergunta bem comum sobre a logística no comércio eletrônico. Estabeleça metas com a equipe e com fornecedores. Negocie prazos, busque novas alternativas e mantenha o controle sobre tudo. Ouça o cliente para entender onde pode melhorar no seu processo.
Se possível, faça compras eventuais para que possa simular na prática todo o processo e monitorar possíveis falhas antes que elas afetem os consumidores.
Esta é uma das grades dúvidas mais frequentes sobre logística no comércio eletrônico. Essa decisão depende do tamanho e peso do seu produto. Os Correios possuem limites de peso e tamanho, além de cobrarem taxas extras caso o pacote seja muito grande.
Outros fatores que influenciam a sua decisão são a velocidade na entrega, seguro em caso de extravio e o custo. Algumas empresas oferecem um preço especial caso você feche um contrato de longo prazo.
O sistema de gestão do seu e-commerce precisa estar integrado com o sistema de operação logística, ou seja, precisa entregar com qualidade, rapidez, e, principalmente, conhecer o seu produto. Escolha empresas que já tenham trabalhado com a mercadoria com a qual você trabalha.
Não basta apenas investir em softwares, em processos, produtos e estocagem, sem aperfeiçoar a sua mão de obra.
Imagine que aconteça um imprevisto e os clientes comecem a ligar para sua empresa. Você precisa ter uma equipe para fazer o atendimento ao cliente, solucionar problemas e agir de imediato.
Treine a equipe para atender os telefonemas, rastrear os produtos e ficar em contato com os fornecedores e operadores logísticos. Se você possui estoque, precisa de um pessoal que saiba manusear o seu produto da maneira correta.
Fora estes pontos, você precisa também ter um processo bem definido para cancelamentos e devoluções.
As empresas que cuidam de logística facilitam o processo, mas podem custar mais. Veja o quanto isso influencia no valor final do seu produto e decida. Coloque na balança os prós e contras e escolha o que for melhor para o seu negócio.
Trocas e devoluções são frequentes no comércio eletrônico. Você precisa estar preparado para buscar o produto na casa do cliente, sem causar mais trabalho para ele.
Esta é uma questão importante. Se você tem um grande estoque, pode pensar em alugar um galpão. Além de estruturados e bem localizados, existem diversas opções e modelos, como os centros logísticos, que abrigam diversos galpões com infraestrutura e segurança.
Essas são 10 das principais dúvidas sobre logística no comércio eletrônico. É sempre interessante se manter atualizado e buscar informações sobre as diversas etapas do negócio. Desde a encontra de matéria prima, fornecedores, embalagens, transporte, meios de pagamento, marketing e outros detalhes que envolvem o e-commerce.
Estamos no mercado de locação de galpões logísticos e condomínios empresariais desde 1978. Temos uma série de opções muito bem localizadas que vão dar a segurança necessária para o seu negócio, além de permitir que você tenha o seu estoque perto das principais rodovias.
Veja aqui mais detalhes sobre o centro logístico Anhanguera (CLA), o centro logístico em Itapevi e também os galpões logísticos para alugar em Sumaré.