7 de abril de 2017 | 

10 dicas para evitar produtos com avarias

Não dá para fugir. Erros operacionais e acidentes, ainda que minimizados, fazem parte da rotina para quem lida com logística. Evitá-los ao máximo é algo que buscamos. Listamos abaixo 9 dicas para evitar produtos com avarias, dicas para que transportadores e operadores logísticos possam adotar e tomar medidas para a redução dos riscos, tornando a atividade mais segura e diminuindo produtos com avarias.

Não deixe com que todo o seu trabalho e emprenho para separar o produto, carregar o caminhão e chegar até o cliente tenha seu processo interrompido por alguma falha e dano na mercadoria. Confia abaixo as dicas!

1 – Planeje melhor o layout do galpão

Pense (ou repense) o layout de modo com que seus produtos possam ter a garantia de que estão posicionados de forma segura no manuseio. Alguns produtos quebram ou são danificados antes mesmo de saírem do galpão, devido a movimentação ou como são armazenados uns sob os outros. Investir tempo ou, se preciso, equipamentos pode minimizar os danos aos produtos, além de deixar seu espaço mais organizado, funcional e evitando perdas.

2 – Evite estradas em más condições

As estradas no Brasil, não são como gostaríamos que fossem. Planeje suas rotas para que as cargas cheguem no horário e desvie de estradas com má condições de trajeto. O caminho por vias irregulares podem influenciar no estado de conservação dos produtos até que cheguem no destino.

3 – Observe defeitos de fábrica

Fique em alerta se seus consumidores reclamarem com frequência do mesmo defeito. Isso pode ser um sinal de que seus produtos estão chegando nos galpões já com defeito de fábrica, sendo ele causado por diversos problemas como embalagem fraca ou frágil. Tenha processos de conferência para checar se o defeito está partindo “de fora”.

4 – Use embalagens adequadas

É muito mais vantajoso investir em embalagens de qualidade, que lhe darão a segurança no transporte dos produtos do que ter prejuízo com cargas que retornem por problemas de transporte. Estude toda a jornada do transporte para garantir que sua embalagem é adequada para todas as situações de logística.

5 – Evite problemas no momento de carga e descarga

Sabemos que produtos delicados exigem cuidados e atenção redobrada. Identifique as caixas que possuam esses cuidados para que a carga e descarga seja feita com segurança aos produtos frágeis e treine seus colaboradores sobre o manuseio e empilhamento correto.

6 – Invista em treinamentos para evitar produtos com avarias

Toso detalhe do processo logístico deve ser cuidadosamente executado por seus funcionários, certo? Para que isso aconteça todos devem ser treinados constantemente sobre atualizações no processo e melhorias contínuas. As avarias são sinais de que algum processo não foi bem executado e deve ser comunicada para todos aprendam com o erro “dos outros”. Treinar sempre, nunca é demais.

7 – Use indicadores de impacto

Instale aparelhos como indicadores de impacto, choque e inclinação fora das caixas para que possa ter conhecimento de como um carregamento foi manuseado, sabendo se foi feito ou não de forma incorreta e identificando tendências operacionais para promover correções.

8 – Aplique selagem e amortecimento

Invista materiais de amortecimento nas embalagens para que garanta a proteção contra eventuais problemas no manuseio. Outra forma de prevenção é a selagem com fitas plásticas que são sensíveis a pressão e possuam qualidade para garantir que os produtos estarão protegidos contra umidade e odores do ambiente.

9 – Preencha espaços

Os espaços não são um problema apenas dentro de caixas e paletes. Elimine os espaços também entre as caixas para que evitem se movimentar durante o transporte, diminuindo o risco de danos. No mercado existem equipamentos que possibilitam a eliminação desses espaços, evitando avarias dos produtos.

10 – Equipe seus caminhões

Vibrações causadas pelo atrito com o asfalto podem gerar danos aos produtos e, por isso, é importante que os caminhões sejam equipados com sistemas de suspensão a ar, pois são indicados para reduzir os riscos de arranhões e vazamento nas cargas. Não esqueça também de fazer a manutenção periódica de seus meios de transporte.

Sobre a Sanca Galpões

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos centros logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos galpões logísticos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos condomínios:

Galpão logístico em Itapevi
Galpão logístico na Rodovia dos Imigrantes
Galpão logístico em Perus




COMPARTILHE:


←  VOLTAR