Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
25 de outubro de 2018 | galpão logístico
Consumidor cada vez mais exigente quer entrega rápida e, para atendê-lo com eficiência, a logística deve estar bem preparada.
A previsão de entrega está diretamente ligada à satisfação do cliente com a experiência de compra e é consequência de uma boa ação de vendas realizada pela empresa.
Para a logística, o trabalho conjunto com o setor de vendas é de vital importância para o planejamento das operações. Afinal, uma venda só se concretiza quando o produto é entregue ao cliente.
Não há como falar sobre a previsão de entrega sem relacioná-la ao estoque. A falta de mercadorias significa perda de vendas, e o excesso representa dinheiro parado. Aí entra a previsão de demanda, realizada geralmente com base em análises especializadas e histórico de vendas da empresa para tentar definir o lugar, o tempo e a quantidade que um produto será solicitado pelo cliente, com o objetivo de atendê-lo eficientemente.
Na verdade, a previsão de demanda é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimentos e inclui as áreas de produção, vendas e finanças de cada empresa. Trata-se de uma variável muito importante para a gestão de estoque e traz consigo vários aspectos, como a utilização mais inteligente do espaço físico, a redução de custos operacionais, melhorias nos processos e a garantia de competitividade no mercado.
Essa visão precisa ser desenvolvida pelos profissionais de vendas, pois, muitas vezes, os problemas que a logística enfrenta na previsão de entrega das mercadorias advêm de falhas no início do processo, na colocação dos pedidos e nas previsões. Na maioria dos casos, um software integrado pode ajudar a identificar rapidamente os produtos de maior rotatividade e agir preventivamente nas reposições, garantindo a previsão de entrega.
Uma análise recente de Business Insider Intelligence mostra que os custos e as ineficiências de previsão de entrega estão sendo mais agravados pelo crescimento contínuo do comércio eletrônico nas vendas de varejo nos EUA, que aumentou drasticamente o número de encomendas entregues a cada dia, além de elevar as expectativas dos clientes com entrega rápida e gratuita.
Para que os setores de vendas, estoque e logística caminhem juntos e isso resulte em boa previsão de entrega, os passos mais importantes são os seguintes:
1 – Manter dados atualizados, como volume mensal de vendas, demanda de cada produto e níveis de estoque;
2 – Trabalhar em sintonia, principalmente no caso de promoções, para que o processo de separação, distribuição e envio dos produtos aconteça em tempo hábil;
3 – Avaliar resultados constantemente para analisar o que pode ser aprimorado;
4 – Prever a demanda para que haja melhor impacto nos níveis de estoque;
5 – Melhorar a gestão de promoções com a integração de previsões no nível do distribuidor. Essa medida aprimora o fluxo de mercadorias, o resultado de disponibilidade e o estoque;
6 – Gerenciar o envio de mercadorias junto com os responsáveis ??pela logística, para garantir a capacidade de enviar o material a tempo e manter uma boa previsão de entrega.
Vale ressaltar que, além de ser a chave para a satisfação do cliente, a entrega é a parte mais cara e demorada do processo de remessa. Isso porque a etapa final do envio geralmente envolve várias paradas. Em áreas rurais, por exemplo, os pontos de entrega podem estar a vários quilômetros de distância uns dos outros.
Nos grandes centros urbanos, o que se ganha na proximidade de paradas é rapidamente perdido com os atrasos provocados pelos congestionamentos. Para minimizar e superar esse efeito, a previsão de entrega deve contar com um bom planejamento em todas as fases da comercialização de produtos.
A Sanca Galpões desenvolve empreendimentos diferenciados no mercado, lançando novas ideias e conceitos para atender às necessidades de seus clientes acompanhando as tendências. Saiba mais: www.sancagalpoes.com.br