16 de fevereiro de 2018 | 

O que é supply chain

Supply chain significa, literalmente, “cadeia de suprimentos”, e se refere aos diversos caminhos pelos quais os itens passam. Fazem parte dessa cadeia todas as atividades envolvendo as compras das matérias-primas ou os produtos acabados, o armazenamento, a embalagem e o transporte. Além disso, é preciso levar em consideração os processos e a infraestrutura física necessária para suportar as operações.

Fazem parte da supply chain, ainda, o controle financeiro, a criação de novos produtos, o atendimento ao consumidor e o marketing. Dá para perceber a importância da interação entre os profissionais e as empresas envolvidas.

Qual é a diferença ou a relação de supply chain para a logística?

A logística e a supply chain sempre caminharam lado a lado. Trata-se de uma relação tão dependente que não é tão simples afirmar se a logística é um instrumento da cadeia de suprimentos, ou se é o contrário. Contudo, podemos dizer que a logística é quem movimenta os produtos pela supply chain e é responsável pela documentação ligada aos processos.

As atividades realizadas pela logística não englobam apenas o transporte, mas também a análise estratégica para extrair o melhor das tecnologias que gerenciam a movimentação, o rastreio das entregas e o controle das cargas e descargas, entre outros processos importantes. Com isso, os produtos chegarão ao seu destino seguros e no prazo estipulado.

A supply chain tem visão ampla e planeja todo o fluxo de entrega das matérias-primas e dos produtos acabados. Já a logística se concentra no transporte e na infraestrutura necessária para concluir este objetivo.

A gestão da supply chain precisa que os pedidos cheguem corretamente aos clientes, dentro do prazo, nas condições e endereço combinados. A logística deve fazer seu papel para evitar falhas.

Quais os benefícios de uma boa gestão de supply chain?

Qualidade – os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, é necessário acompanhar de perto a qualidade dos processos que envolvem a supply chain. Isso inclui fornecedores, produtores, embarcadores e transportadores. Gestão boa garante eficiência e qualidade superior.

Aumento da competitividade – os envolvidos na cadeia de suprimentos passam a integrar um grupo e competir como tal, não como um negócio isolado. A força de cada integrante da cadeia aumenta e, consequentemente, o grupo inteiro se torna mais competitivo, eficientemente integrado.

Redução de custos –  adotar estratégias que ajudem a melhorar a eficiência são importantes para diminuir os gastos, reduzir os níveis de estoque, alinhar o que for necessário com os fornecedores, otimizar os processos e eliminar as tarefas desnecessárias, entre outras.

O sucesso da supply chain consiste em um gerenciamento integrado de sistemas internos entre todas as empresas envolvidas, eliminando retrabalhos, reduzindo gastos, firmando parcerias e relacionamentos empresariais. Com isso, todos os participantes podem agregar valor e entregar o melhor produto ao consumidor final.

Gostou deste artigo e se interessou pelo assunto? Leia mais artigos como esse no nosso blog, como O que é logística e porque é tão importante.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR