6 de março de 2018 | 

O que a Amazon Brasil tem em comum com o seu e-commerce

O setor de e-commerce nacional tem muito em comum com a gigante Amazon. Os fatores mais parecidos são a aposta no mercado de comércio eletrônico e a logística para gerenciar os pedidos, o estoque e fazer a entrega dentro do prazo esperado.

Desde outubro de 2017 a Amazon Brasil atua como um marketplace (plataforma de vendas para lojas virtuais), apesar de estar há quase 5 anos em nosso país. Na época, ela comercializava apenas livros, e-books e o e-reader Kindle. Com a mudança, ela passa a disponibilizar produtos diversos de outras lojas virtuais em sua plataforma.

O mercado deve ser analisado

Antes de ampliar sua atuação em nosso país, a Amazon Brasil estudou o mercado para atendê-lo melhor com a disponibilidade do marketplace. Qualquer loja virtual deve fazer o mesmo, identificando onde os clientes estão localizados e como interagem. Dessa forma, é possível identificar os produtos que terão mais saída e como seu estoque deve ser criado e mantido.

Outra forma de fazer a análise é visitar os sites dos concorrentes e suas redes sociais para saber como trabalham, quais produtos oferecem, como atendem seus clientes e se têm realmente boa reputação. A dica é absorver as melhores ideias para proporcionar um diferencial que apenas a sua loja virtual tenha.
 

Amazon Brasil também investe em logística

A logística é um dos pontos-chave para as lojas virtuais e deve receber atenção redobrada. Alguns cuidados específicos são exigidos em relação às entregas e ao relacionamento com o cliente. Uma estrutura empresarial e um planejamento logístico para o comércio eletrônico têm suas peculiaridades.

De acordo com uma publicação da agência Reuters, a Amazon Brasil pretende transferir suas operações logísticas para o complexo de galpões da Prologis, em Cajamar (SP). Ou seja, assim como outras empresas brasileiras, ela pensa em investir na logística para suportar a demanda por seus produtos.

Com isso, a Amazon Brasil demonstra estar focada em atender as características únicas da logística do varejo virtual. O aprendizado é constante e todos os envolvidos nesta atividade devem estar preparados para as seguintes exigências:

  • o atendimento precisa estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana;
  • a loja virtual deve oferecer informações completas, como localização e identificação do produto, comentários de clientes, preço, frete e tempo de entrega;
  • a comunicação precisa ser mantida;
  • o produto deve ser entregue dentro do prazo;
  • as reclamações dos clientes devem ser reduzidas.

 

Atender o cliente com qualidade

Uma das maneiras de manter a reputação da sua loja virtual em alta é respeitar os prazos das entregas e atender os consumidores de forma satisfatória. A Amazon se empenha para proporcionar uma UX (“User Experience”, experiência do cliente) completa. Por isso, no site há a opção de comprar com um clique mantendo o foco total no atendimento ao consumidor, que é sempre informado sobre todos os estágios da sua compra.

Um atendimento aquém do que é vendido compromete todo o trabalho realizado nos outros setores da empresa. O relacionamento com o público-alvo é o que constrói a boa imagem da loja virtual. Com isso, você fideliza seus clientes e os transforma em promotores da marca. A atração de novos consumidores e o aumento das vendas são excelentes consequências desta estratégia!

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