31 de agosto de 2018 | 

Cadeias de suprimentos digitais: gerenciamento, análise e monitoramento de mercadorias via internet

Cadeias de suprimentos digitais e gerenciamento de mercadorias via internet

 
O modelo digital deve predominar nos próximos anos. Entender como o gerenciamento da cadeia de suprimentos digitais pode melhorar a operação, que tipo de tecnologia se enquadra e que mudanças podem trazer tem sido, atualmente, prioridade para muitas empresas de logística.

As novas tecnologias devem se sobrepor aos sistemas existentes como meio de comunicação entre parceiros comerciais, e as empresas precisam estar preparadas. A transparência de ponta a ponta da cadeia de suprimentos é a principal meta operacional de muitos fabricantes, pois representa a chave para ganhos significativos de eficiência.
 
A análise preditiva, a melhor visibilidade sobre o movimento de mercadorias e a robótica, que ajudam os armazéns e os centros de distribuição (CDs) a manter o ritmo, desempenharão um papel relevante no gerenciamento da cadeia de suprimentos digital.
 
De acordo com analistas, consultores e executivos de tecnologia do Logistics Management e Logística Avançada, as tendências da cadeia de suprimentos digital são as seguintes:
 

VISIBILIDADE NA REDE

As empresas estão caminhando para uma cadeia de suprimentos digital de ponta a ponta, otimizando informações de parceiros importantes da cadeia de abastecimento, de forma que cada integrante possa ver e entender as atividades e os eventos de vários outros. Essas soluções de visibilidade voltadas para a rede virão de fornecedores de tecnologia que descrevem o foco interempresarial como redes de comércio global.
 

INTERNET DAS COISAS (IoT) E APLICATIVOS

Dados relevantes da IoT precisam ser implementados em soluções como sistemas de gerenciamento de transporte, para garantir o processo de integração da cadeia de suprimentos. Por exemplo, o monitoramento da cadeia de frio baseado em IoT deve ser capaz de combinar com as informações da remessa. Isso é possível anexando dados do sensor digital a ela, caso tenha saído de um intervalo especificado. É importante que as plataformas de IoT sejam capazes de separar as exceções relevantes do fluxo de dados.
 

PLANEJAMENTO COM BASE EM CENÁRIOS

A internet das coisas é excelente para identificar a localização e a condição dos ativos e deve ser usada para a tomada de decisões. O setor de transportes já usa ferramentas que monitoram dados meteorológicos e de tráfego em tempo real para redirecionar caminhões. Esse é apenas um exemplo de planejamento de contingência baseado em cenário e ativado por uma cadeia de suprimentos digital. 
 

ESTRADAS INTELIGENTES E ANÁLISE PREDITIVA

O monitoramento em tempo real de caminhões, veículos e mercadorias em trânsito é uma realidade cada dia mais sofisticada. Governos em lugares como Ohio (EUA), com seu programa Smart Mobility Corridor, estão incorporando cabos de fibra ótica e sensores diretamente nas estradas para torná-las inteligentes, ajudando a identificar congestionamentos ou tendências do clima. O resultado será um fluxo de dados mais rico para a análise preditiva.
 

ROBÓTICA MÓVEL E COLABORATIVA

O desenvolvimento da cadeia de suprimentos digital também envolverá a robótica móvel para reduzir mão de obra e ajudar os CDs a acompanhar o crescimento do comércio eletrônico. Haverá uma evolução muito rápida de veículos automatizados inteligentes ou robôs móveis autônomos dentro dos CDs, como empilhadeiras sem condutor, por exemplo. Um robô colaborativo, projetado para trabalhar com segurança em torno de seres humanos, pode ajudar a melhorar o processo manual de embalagem.
 

IMPLANTAÇÃO EM NUVEM

O maior benefício da implantação em nuvem é o efeito de rede, pois transforma o gerenciamento de transporte de uma atividade interna em um processo de fácil acesso a provedores de logística terceirizados, operadoras ou fornecedores de frete. Um software para gestão de operações logísticas conecta todos os interessados na cadeia de suprimentos em um modelo de nuvem e pode se tornar uma espécie de mercado central.
 

EFEITOS DA DIGITALIZAÇÃO

Dentre as áreas que podem ilustrar os possíveis efeitos da digitalização na logística, está o armazenamento inteligente, que transfere a lógica da nuvem para o ambiente do warehouse, de acordo com o site Logística Avançada. O resultado seria um novo modelo operacional, uma plataforma on-line que aloca, de forma inteligente, o espaço do depósito e combina as necessidades dos clientes com a capacidade disponível. Entre os benefícios, estão menores prazos de entrega, maior escalabilidade e níveis de serviço e maior cobertura.
 
*A Sanca Galpões desenvolve empreendimentos com novos conceitos em centros logísticos e loca galpões privilegiando localização estratégica, infraestrutura e segurança, para atender às necessidades de seus clientes. Os custos são rateados entre os locatários do condomínio.

Leia mais em nosso blog e acesse o site da Sanca Galpões.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR