Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
25 de outubro de 2017 | galpão logístico
O segmento de e-commerce oferece a vantagem de comercializar produtos convencionais, como calçados e roupas, e itens para públicos mais específicos, como pessoas que amam praticar esportes ou são adeptas de uma alimentação mais balanceada.
O mercado brasileiro de lojas virtuais, em 2016, faturou R$ 44,4 milhões de acordo com o relatório Webshoppers nº 35 (clique aqui para preencher o formulário e baixar o estudo na íntegra). Confira quatro dicas que selecionamos para ajudá-lo a otimizar o seu e-commerce.
Mesmo que já esteja estabelecido no ambiente virtual, trabalhe como se estivesse em uma loja física, preocupando-se em renovar seus fornecedores, quando necessário, para oferecer o melhor portfólio ao seu público-alvo. Não se esqueça de calcular bem o inventário que precisará estocar em cada período do ano e procure atualizar seus conhecimentos sobre gestão empresarial. Dessa forma, você manterá a administração e as finanças em dia, além de conseguir dialogar com sua contabilidade e entender as novidades que compartilharem.
Evite invasões ao banco de dados ou fraudes investindo em uma certificação digital que mantenha a credibilidade de sua plataforma. Diversifique e aposte em outras soluções, como hospedar o site da loja em um servidor que adote medidas para evitar vulnerabilidades.
Analise o site do seu e-commerce regularmente para verificar o que pode melhorar, se ele acompanha a identidade visual de sua marca ou se é responsivo. Outro aspecto importante do site é atualizar o SEO (Search Engine Optimization), para que novos clientes encontrem sua empresa por meio de buscas com palavras-chaves ligadas direta ou indiretamente relacionadas aos produtos com os quais você trabalha.
Se sua empresa já conta com um centro logístico, vale repensar se não é hora de encontrar um galpão que atenda melhor às necessidades da operação. Se esse não for o caso, otimize as atividades internas e entregas investindo em melhorias no centro logístico e na operação do seu e-commerce.
No caso de empresas que ainda não investiram na locação de um centro de distribuição, é importante esclarecer que um e-commerce de sucesso terá que crescer. Certamente, a locação de um galpão será importante para organizar a logística e melhorar as entregas.
Com galpões em excelentes localizações que facilitam a operação de grandes empresas, a Sanca Galpões oferece qualidade e gestão do condomínio de seus clientes. Para ter sucesso em seu e-commerce, tenha fornecedores dispostos a ajudar no crescimento do seu negócio.
Integre todos os setores do centro logístico, como financeiro, planejamento, marketing, comercial e operações. Elabore um plano de ação que unifique todas as ações para controlar demanda e oferta. Com essa organização, a equipe trabalhará focada no mesmo objetivo – e seu e-commerce conquistará o sucesso.
O que ajudará ainda mais é contar com um WMS (“Warehouse Management System”, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém), que controla todo o armazém, começando com a chegada do material, sua armazenagem e seu direcionamento ao setor de expedição.
Para garantir a entrega de cada produto, renove e amplie os contatos com transportadoras para negociar os melhores preços e proporcionar agilidade ao cliente final.
Tenha em mente que uma loja virtual é fruto de enorme esforço. Você dependerá muito da logística para obter sucesso. Depois da venda, o momento crucial será a entrega de um produto em perfeitas condições. Esta é a melhor forma de fidelizar seu cliente!
Gostou deste artigo? Baixe o E-book gratuito com 15 requisitos para um centro de distribuição de alta performance.