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Sanca Galpões.
28 de abril de 2020 | logística profissional de logística
A logística reversa traz inúmeros benefícios tanto no âmbito econômico quanto no ambiental. Planejamento para que o impacto da imagem da empresa seja positivo é fundamental.
Com os avanços do e-commerce e a alta qualidade de produtos disponíveis no mercado, o consumo tem sido estimulado cada dia mais. Por outro lado, infelizmente, cresce também o descarte inadequado. O tema vem gerando preocupação na cadeia de abastecimento, e iniciativas para reverter esse cenário são sempre bem-vindas, afinal o desperdício não pode mais ser tolerado. Ainda bem!
A ideia de doar, reciclar e descartar produtos corretamente vem se expandindo em busca de soluções para a questão. Um grande passo nessa direção é a implantação da logística reversa, que vigora desde 2014, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Seu objetivo é gerenciar as devoluções de produtos do ponto de venda ao fabricante, com a finalidade de efetuar algum possível reparo, reciclagem ou a eliminação.
A implantação do sistema de logística reversa torna possível a reutilização e a redução no consumo de matérias-primas, na medida em que permitem o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles poluam ou contaminem o meio ambiente. O desafio é realizar tudo com o mínimo custo possível.
A logística reversa não fica só na questão ambiental: há vantagens financeiras que podem ser promovidas por ela. Ao receber um produto devolvido pelo consumidor com algum tempo de uso, por exemplo, é possível reutilizar as peças como matéria-prima para a produção de outro item, ou realocar a mercadoria em um mercado secundário. Muitas lojas têm se especializado em vender produtos seminovos provenientes da logística reversa.
Outra questão é o benefício que a logística reversa proporciona no que diz respeito à imagem da empresa frente ao consumidor: quem pratica já tem um diferencial em relação à concorrência. Além disso, o cliente gosta quando a empresa recolhe o produto rapidamente para troca ou devolução. Isso transforma a experiência de compra ruim e abre a possibilidade de comprar novamente.
O gerenciamento das devoluções
As soluções para gerenciar a logística reversa dizem respeito, primeiramente, à designação de locais para receber os retornos, como a disponibilidade de um armazém para esse fim. Com tanto movimento, a implantação de um software de gestão se torna imprescindível para gerenciar a operação sem interferir nas demais, organizando as devoluções e identificando sua procedência.
Logo após receber os retornos, é necessário verificar o estado dos produtos e o motivo da devolução. Essa análise inclui a possibilidade de nova comercialização, por isso é verificado se ele necessita de reparo ou recondicionamento. Na sequência, o software atribui um destino à mercadoria, criando ordens para armazenagem em local específico ou o envio para conserto.
O índice de devolução deve ser reduzido com incentivo às vendas, descontos, ofertas e promoções ou mesmo ao se estabelecer um período de teste limitado. Assim a empresa obtém vantagem estratégica frente à concorrência.
Os desafios da logística reversa podem estar em um banco de dados inconsistente ou na falta de informações básicas, como endereço e horário para a coleta. A documentação fiscal pode ser outro entrave para a operação.
A logística reversa pode ampliar a rentabilidade dos negócios e agregar valor aos produtos da empresa e à cadeia de suprimentos, além de fidelizar clientes e posicionar o fabricante para atuar em conformidade com as exigências do mercado. Ela contribui para otimizar o uso dos materiais e reduzir gastos, visando ao equilíbrio financeiro da organização. Além disso, quando a loja virtual passa a conhecer os motivos de trocas e devoluções, ela começa a gastar menos para reparar as situações.
A logística reversa traz economia nos processos produtivos, já que os resíduos retornam à cadeia servindo como insumo para novas embalagens, diminuindo o consumo e os custos de matérias-primas.
A logística reversa incentiva a criação de produtos e embalagens recicláveis, o que torna mais fácil a reutilização dos materiais, evitando a produção do lixo. Diante disso, as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens. Muitos produtos já podem ser reciclados com maior facilidade e poluem menos o meio ambiente.
Informar as práticas adotadas pela empresa no campo da logística reversa e divulgar o destino de seus resíduos reforça o posicionamento da marca com relação à preservação do meio ambiente e estreita a relação com o cliente. A empresa pode criar ações de marketing para difundir essas informações e conscientizar o consumidor, gerando publicidade positiva.
Com a divulgação das ações de logística reversa, as empresas tornam-se mais demandadas pelos consumidores, recebem menos reclamações associadas à devolução de produtos e menos processos judiciais. Como consequência, expandem as vendas e ampliam os nichos de mercado.
A logística reversa ajuda a educar os consumidores para as práticas sustentáveis e para a escolha de produtos ecologicamente corretos, firmando a responsabilidade deles em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.
Com as legislações relacionadas ao meio ambiente, muitas empresas têm sofrido fiscalizações e são intimadas a se adequar às normas ambientais. Os recursos investidos na área da logística reversa, além dos retornos econômicos e ambientais, vêm impedindo que as empresas sofram penalidades, obtendo também um valor legal.
Consumidores, empresas e governos passam a ter responsabilidade na coleta seletiva e, desta forma, criam um sistema de responsabilidade compartilhada.
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