8 de janeiro de 2019 | 

Transporte também é parte da estratégia logística

A escolha da transportadora é fundamental para o sucesso da operação e da estratégia logística.

 

Uma das principais funções logísticas é o transporte. Ele tem papel importante na prestação de serviço e também representa a maior parcela dos custos logísticos para as empresas. O transporte é fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o de entregar o produto certo na quantidade certa, na hora e no lugar certos com o menor custo possível.

As empresas buscam um diferencial competitivo, e a estratégia logística, mais especificamente no que diz respeito ao transporte, é uma forma de atingir esse objetivo. Dentre as iniciativas para aprimorar as atividades, destacam-se os investimentos em tecnologia, que fornecem às empresas melhor planejamento e controle da operação, e a busca por soluções intermodais, que possibilitam a redução significativa dos custos.

Pode-se dizer que a entrega representa o contato direto da empresa com o cliente, pois é o cartão de visitas e, certamente, o objetivo maior de toda a estratégia logística. O atraso causado por problemas no transporte é um dos pontos que mais afetam a satisfação do cliente, seguido pelas avarias nos produtos. Em terceiro lugar, vem a necessidade de devolução e troca, o que significa transtorno. Para completar a lista, há o extravio. Em todos os casos, além de a empresa ter de lidar com a insatisfação do cliente, ela precisa gerenciar os custos, que podem ir parar nas alturas! A falta de informação sobre o status do pedido também repercute negativamente e gera desconfiança.

Pensar em soluções para esses entraves com o transporte traz a necessidade de uma boa gestão dos contratos, que também faz parte da estratégia logística. É nesse ponto que se evitam perdas de prazo e erros na prestação de serviços. Aliás, a gestão de fornecedores é outra competência fundamental para as empresas, crescendo em importância à medida que o número de parceiros logísticos aumenta.

Veja sete pontos fundamentais para o sucesso da estratégia logística:

 

1 – Terceirizar serviços agiliza as operações e reduz custos.
São necessários alguns cuidados antes de assinar o contrato com a transportadora, como avaliar a relação custo x benefício, o que é oferecido em termos de frota e tecnologia e, o mais importante, a reputação da empresa que vai associar a imagem à sua. Outro ponto que merece atenção diz respeito às taxas adicionais, que variam conforme a transportadora.
2 – Conhecer ao máximo o fornecedor de transporte de carga também é uma boa pedida dentro da estratégia logística.
Verificar os processos, a rotina, os funcionários que poderão ajudar e os canais de comunicação com eles são ações muito importantes, assim como observar como a empresa se sai nos períodos sazonais e de pico de envios e, principalmente, o tipo de produto que costuma transportar.
3 – Antes de contratar a transportadora, que tal conhecer a frota para ver se é adequada às necessidades da sua empresa, os recursos e os softwares que utiliza?
Investir em uma transportadora que tenha processos automatizados e integrados garante serviço de qualidade. Se ela contar com uma ferramenta que acompanhe e auxilie na prevenção de ocorrências com a entrega, melhor ainda. Para que tudo caminhe bem, é imprescindível acompanhar o cumprimento de tudo que ficar acordado entre as partes envolvidas.
4 – Manter contrato com mais de uma transportadora também é estratégia logística, pois ninguém está livre de imprevistos.
Vale lembrar que gerir muitos contratos requer automação de processos. O uso de softwares empresariais, que reúnem informações e oferecem soluções pontuais no gerenciamento e controle desses documentos, traz mais eficiência ao processo.
5 – O gerenciamento de risco garante a segurança da carga transportada, do motorista e do veículo.
Sendo assim, é sempre bom saber quais são as ações empregadas pela empresa transportadora para fazer essa gestão preventiva.
6 – Definir um orçamento específico para os gastos com as transportadoras é medida inteligente dentro da estratégia logística, considerando que as despesas fazem parte dos custos totais de uma empresa e devem ter um teto definido por orçamento, ou em função do volume de vendas que for alcançado.
7 – A estratégia logística engloba, ainda, a melhoria dos processos, principalmente os relacionados à expedição, que buscam eliminar problemas que podem afetar os resultados. Inclui, também, o uso de indicadores de desempenho para uma visão melhor de onde estão as falhas e como resolvê-las. Para completar, o treinamento dos funcionários é essencial para que acompanhem as mudanças e participem de um resultado positivo.
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