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23 de junho de 2020 | logística profissional de logística
Qualquer que seja a mercadoria, o importante é chegar ao cliente sem avarias, no dia e horário combinados. Para que isso aconteça, as transportadoras dispõem de diversos tipos de frete. Quer saber quais são? Acompanhe o artigo!
Todas as atividades logísticas têm grande destaque na economia nacional. Afinal, sem os serviços de armazenamento e de entregas de mercadorias nenhum dos outros setores alcançaria seus objetivos, e o consumidor final não teria suas necessidades atendidas.
Entre as economias mundiais, a brasileira se destaca por possuir a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros. Dados do Banco Mundial apontam que 58% do transporte no país é feito pelas rodovias, ultrapassando países como Austrália, com 53%; China, com 50%; e Rússia, com 43%.
O escoamento de 75% da produção é feito por transporte rodoviário, mercado que movimenta bilhões por ano e que ainda tem muito campo a ser explorado por transportadoras e caminhoneiros. Conhecer os tipos de frete, portanto, é imprescindível para quem deseja entregar com qualidade.
Na verdade, a crescente evolução do e-commerce aliada à modernização das operações de transporte não deixa alternativa às empresas que querem prosperar no mercado, a não ser conhecer bem as opções de entrega para aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade dos negócios.
A seguir, alguns tipos de frete que toda empresa deve conhecer:
Normal – Modalidade convencional estabelecida entre contratante e contratado. A mercadoria coletada do remetente é entregue ao destinatário.
Subcontratação – Essa modalidade é mais comum. Nesses tipos de frete há a participação de terceiros no serviço, ou seja, a transportadora prefere não realizar o frete por contra própria e subcontrata outra para realizar a entrega.
Redespacho – Esses tipos de frete têm o percurso total realizado por duas transportadoras, geralmente para agilizar a entrega. A transportadora principal, contratada pelo cliente, assume um trecho da rota; depois outra, contratada pela principal, complementa o caminho do produto até o cliente.
Redespacho intermediário – Um pouco mais complexa que a anterior, nessa opção a mercadoria passa por mais pontos, ou seja, a transportadora contratada pelo cliente não é a que fará a entrega ao cliente final. Há um redespacho no caminho feito para outra transportadora responsável por levar a mercadoria até uma terceira, que realizará a entrega ao destinatário.
Vinculado multimodal – Em geral, esses tipos de frete são utilizados em operações em que a transportadora é contratada por um operador de transporte multimodal (OTM). Ele fecha o contrato com o cliente por todo o serviço e depois contrata a transportadora de cada modal, bem como os serviços adicionais.
No que diz respeito à responsabilidade pelos custos, há os seguintes tipos de frete:
CIF (sigla para “custo, seguro e frete” em inglês) – Nessa opção, a responsabilidade do pagamento e o gerenciamento de riscos ficam com o remetente da carga, e o pagamento é realizado na origem do transporte.
FOB (livre a bordo) – Ao contrário do anterior, o comprador é que paga o frete e o seguro da mercadoria enviada mediante o recebimento no destino.
As características da carga também influenciam nos tipos de frete, dependendo da maneira como serão montadas e seus respectivos prazos de entrega. Assim, esses tipos de frete podem ser:
Lotação ou carga fechada – Essa carga se caracteriza por ter grande volume e ocupar toda (ou quase toda) a capacidade do caminhão. Ele segue direto do ponto de origem ao destinatário.
Carga fracionada – Composta geralmente por pedidos com poucos itens ou de volume pequeno. O veículo é carregado com pedidos para diferentes destinatários.
Peso e valor também diferenciam os tipos de frete:
Carga leve – Utiliza-se o máximo de espaço do veículo, mas não sua capacidade total de peso.
Carga pesada – Ao contrário da anterior, atinge o peso máximo, mas não a capacidade total de espaço do veículo.
Alto valor agregado – A carga é composta por mercadorias valiosas e exige veículos com maior proteção e, em muitos casos, com escolta.
Baixo valor agregado – São cargas em que o valor do frete tende a ser maior do que o preço unitário da mercadoria.
Como já foi visto, existem vários e diferentes tipos de frete praticados no mercado de transporte atualmente. Conhecer como funciona cada um deles é meio caminho para alcançar a melhor lucratividade.
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