10 de setembro de 2018 | 

Saiba qual o potencial da Inteligência Artificial na Logística

Inteligência Artificial na Logística

Ciência capaz de criar máquinas e softwares inteligentes que possam simular o raciocínio humano, a Inteligência Artificial (IA) está longe de ser ficção e se faz presente no dia a dia de muitas empresas, impactando o mercado. Se todos estão preparados, só o tempo dirá. E a seleção natural promete.

De assistentes digitais a caminhões autônomos, algumas empresas vêm investindo pesado na Inteligência Artificial – e não é de hoje. Um estudo recente da McKinsey Global Institute revela que grandes corporações de tecnologia, incluindo o Google, gastaram entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões em IA só no ano de 2016.

Para o setor de logística, a Inteligência Artificial, com seus algoritmos, promete respostas com agilidade e precisão, como o melhor veículo para determinada viagem ou até mesmo o motorista que tem o perfil de direção que atende à determinada economia de combustível. Entre as inúmeras aplicações, estão a otimização de frota, roteirização, entrega e comprovação de entregas, envio de alertas e a realização de ações antes exercidas por profissionais da área.

Além disso, a tecnologia de Inteligência Artificial, quando associada à logística, permite personalizar, monitorar, detectar problemas, realizar ações automáticas e aprender com a experiência do usuário. Isso traz aos operadores logísticos e transportadores a possibilidade de oferecer mais agilidade e eficiência ao cliente.

Na indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, a Inteligência Artificial pode prever a demanda e trazer capacidade de abastecimento frente aos movimentos de mercado. Assim, as previsões e os reabastecimentos ocorrem de forma sincronizada com a demanda, determinando quantidade e mix ideal em cada loja ou elo da cadeia logística.

Com uma operação bem alinhada é possível rastrear tudo o que será utilizado nos hospitais e facilitar, por exemplo, a redução de erros relacionados à administração de medicamentos. A Inteligência Artificial pode colaborar para que os materiais e medicamentos estejam disponíveis em tempo hábil, em quantidade necessária e no local correto, com os custos apropriados.

Lojas virtuais que mantém estoque podem utilizar a tecnologia a seu favor na organização e análise das mercadorias. Com uma programação que informe quantidade e sazonalidade de produtos vendidos, elas podem prever a necessidade de compras, evitando desperdício e estoque parado.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, o setor de logística mudará o modelo operacional com ações reativas para um modelo proativo, automatizado e personalizado, criando visões melhores com custos favoráveis nas atividades.

 

Situação mundial

Um relatório recente da Freightos, fornecedora de tecnologia de logística habilitada para SaaS com foco em cotações instantâneas de frete para transportadores, constata que os principais intermediários do mundo continuam adotando a digitalização. No entanto, é sua dificuldade de atender às expectativas dos remetentes que os impedem de avançar.

A pesquisa sugere que, embora o objetivo final da digitalização tenha sido tradicionalmente a eficiência interna, a nova onda de digitalização é impulsionada pela tecnologia voltada para o cliente. A Amazon mostrou, por exemplo, que uma abordagem centrada no transportador é o ideal para a aquisição e retenção de remetentes.

A maioria dos forwarders está adotando a mais recente tecnologia, mas pode ser prejudicada se os clientes não tiverem tempo para entender requisitos de envio. Na verdade, a digitalização está mudando definitivamente a forma como os intermediários de frete fazem negócios e determinará quem permanecerá no mercado nos próximos dez anos.

A urgência da digitalização estratégica ficou evidente em uma recente pesquisa realizada pela Logistics Trends and Insights. Perguntaram a 300 empresas como planejam implementar o serviço digitalizado e, embora mais da metade considere essa ação como extremamente importante, menos de um terço informou que planeja investir em digitalização.

Empresas preparadas ou não, o fato é que a Inteligência Artificial está batendo à porta, trazendo uma estratégica análise de dados para otimizar processos e reduzir custos. Investir em IA está deixando de ser um diferencial e se tornando uma necessidade básica das empresas que pretendem manter a competitividade. A implantação já vem acontecendo e gradativamente deve dominar o mercado, tornando o trabalho logístico mais significativo e o valor agregado, maior. E o investimento na tecnologia não é alto, principalmente ao se levar em conta o retorno em agilidade e a economia na operação.

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