21 de abril de 2020 | 

Quais são as principais etapas da logística?

As etapas da logística para realizar a oferta de um produto ou serviço englobam um conjunto de ações operacionais que garantem o cumprimento, por parte da empresa, do que é prometido aos clientes – principalmente a entrega. Para saber mais, acompanhe o artigo.

Contar com o apoio de uma boa logística de distribuição contribui e muito para o bom desempenho dos negócios. É que a medida possibilita a redução dos custos, o aumento da lucratividade e ainda leva a empresa a se destacar competitivamente frente à concorrência. Além disso, fortalece sua imagem no mercado.

Que o sucesso dos negócios depende muito de um bom planejamento das etapas da logística não é mais novidade. Por isso, elas vêm se tornando o ponto de diferenciação entre empresas de todos os portes, pois, se bem formuladas, atendem com qualidade às necessidades de cada companhia.

De olho nos melhores resultados, as empresas foram descobrindo que saber armazenar e gerenciar itens nos depósitos, galpões e armazéns é essencial para a segurança dos produtos e negócios. Desta forma, não é mais possível apenas receber as mercadorias e depositá-las em prateleiras ou em locais impróprios para o tipo de item armazenado.

Portanto, é muito importante entender e aplicar corretamente as etapas da logística, garantindo um fluxo mais eficaz para a distribuição, o transporte e o armazenamento correto de todos os itens que circulam diariamente pelo mercado.

Quais são as principais etapas da logística?

  1. Administração de materiais e recursos

Trata-se de um levantamento detalhado das necessidades de cada área da empresa. São informações que reúnem tudo o que será necessário para o abastecimento e a distribuição, de modo a não faltar ou sobrar produtos.

  1. Gestão de compras

Entre as etapas da logística, essa é fundamental para evitar o desabastecimento e também influencia diretamente nos custos. Uma indústria precisa comprar matérias-primas para a produção, enquanto o varejo necessita adquirir itens prontos para oferecer ao cliente final.

  1. Conferência de mercadorias

Essa etapa da logística deve ser realizada quando as mercadorias chegam e também quando saem da empresa. A tecnologia facilita o trabalho, como é o caso dos equipamentos de leitura de código de barras e dos coletores de dados, que evitam erros.

  1. Armazenamento

Das etapas da logística, essa é a que exige mais cuidados para ser realizada adequadamente. Os itens devem ser movimentados com equipamentos apropriados e depois organizados com segurança dentro da própria empresa, ou em espaços externos alugados, sendo despachados conforme a demanda. Vale lembrar que o armazenamento gera o estoque, que precisa ser bem gerido para evitar perdas.

  1. Processamento de pedidos

A tarefa exige uma metodologia que permita o recebimento e o processamento adequado dos pedidos no menor tempo e de forma confiável. A partir daí, o centro de distribuição é acionado para a separação e o envio dos produtos ao cliente, na sequência de etapas da logística.

  1. Planejamento de entregas

Os materiais precisam ser preparados para sair da empresa ou do centro de distribuição rumo ao cliente final e às novas etapas da logística. Para evitar prejuízos em uma atividade que já representa alto custo para a empresa, o ideal é considerar o melhor aproveitamento dos recursos de transporte. Assim, a roteirização ajuda a realizar o maior número de entregas por um custo acessível em termos de combustível e manutenção.

  1. Gestão da informação

Com dados concretos à disposição, é possível tomar decisões mais acertadas. Informações como a estrutura necessária para o transporte, se os veículos serão próprios ou terceirizados e os custos de cada entrega, por exemplo, são fundamentais para a gestão eficiente das etapas da logística. Integrar a tecnologia às etapas é essencial.

  1. Indicadores de desempenho

Indispensáveis para as metas da empresa, os principais indicadores são: tempo em trânsito, quilômetros rodados, pontualidade nas entregas e devoluções. Com base neles, é possível providenciar que as etapas da logística funcionem de forma rápida e correta.

  1. Logística reversa

Essa operação, hoje, também faz parte das etapas da logística. Ela pode estar relacionada ao pós-venda (troca, defeito, envio incorreto) ou ao pós-consumo (produto usado). Quanto às embalagens, é cada vez mais comum que sejam recolhidas pelas empresas, garantindo a economia de matéria-prima e o descarte adequado. Para evitar riscos, a operação precisa que os objetivos sejam bem definidos em uma sequência de atividades.

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