3 de novembro de 2022 | 

Planejamento operacional: o que é, qual sua importância e como produzi-lo?

O que é planejamento operacional? De que maneira um bom planejamento pode resultar em benefícios para uma empresa? A logística empresarial depende de um bom plano realizado com antecedência? Quais são as empresas que precisam se planejar mais do que as outras? Como funciona isso na prática?

Como alcançar as metas se você não as possui escritas em um papel? Ter um plano empresarial é de suma importância para que todos os objetivos de um determinado período sejam alcançados. Estes só são possíveis após a criação de um plano operacional, este que delimita o que é e como funciona cada etapa da logística interna.

Sem um plano desse tipo, não há organização, e sem organização, instala-se o caos. Como resultado do caos, temos a queda de todos os pontos positivos, sejam estes financeiros ou não. É por isso que cada vez mais as empresas buscam gestores de qualidade para efetuar determinados serviços/documentos.

Neste conteúdo, vamos falar um pouquinho mais sobre o que é, como funciona e quais são os benefícios do planejamento operacional para uma empresa. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

O que é planejamento operacional?

 

Afinal, o que é planejamento operacional? Na prática, trata-se de um plano feito através de um documento, onde devem constar todos os detalhes das operações gerenciais da empresa, desde o momento em que envolve a logística Inbound, passando pela gestão de estoque até a logística de saída.

O planejamento operacional envolve muito mais do que apenas a logística da empresa, apesar de ser este o foco do nosso conteúdo voltado para o planejamento. O planejamento operacional envolve também as ações, objetivos e metas idealizadas no início de um ciclo empresarial.

● As ações: devem ser tomadas para alcançar os objetivos;
● Os objetivos: são escolhidos através de fases progressivas em busca das metas;
● As metas: são números, resultados financeiros e gerenciais que se transformam em verdadeiros indicadores do desempenho da empresa dentro daquele ciclo.

Através disso, portanto, molda-se uma estrutura de logística interna em busca dos resultados esperados. É claro, o planejamento operacional deve ser idealizado por um especialista no assunto, um bom gestor, que muito além de ter capacidade técnica para a montagem do plano, também precisa de conhecimento sobre antigos resultados da empresa.

Com base nesses resultados antigos, portanto, é possível utilizar estratégias para potencializá-los, e, quem sabe, passá-los com grande folga para que as metas sejam ambiciosas. Continue lendo conosco para entender melhor sobre o planejamento operacional.

Quais os benefícios do planejamento operacional?

E quais são os benefícios da implementação do planejamento operacional? Abaixo, separamos aquelas que consideramos como as principais vantagens de construir um plano de operação para os ciclos de sua empresa. Leia conosco:

Redução de custos

Com um planejamento bem organizado, é possível identificar possíveis gastos desnecessários, além de erros na organização de produtos, escolha de um método de armazenagem incorreto e que dificulta a organização e praticidade cotidiana, que finalmente resulta em custos maiores.

Assim, ao visualizar tais erros, constrói-se um planejamento com base em mudanças, estas que resultarão na redução de custos da empresa.

Maior organização interna

A organização interna é um dos pontos cruciais e que mais trazem bons resultados através do planejamento operacional. Ter um plano traçado nos mostra quais caminhos devemos tomar, aumentando a organização interna de todos os processos gerenciais, desde a entrada de um produto até a entrega na casa do cliente.

São reduzidos uma série de gastos, além de acidentes que são diminuídos graças a uma organização mais ágil, que nos permite encontrar produtos em uma velocidade maior, sem a necessidade de grandes buscas ou mudanças difíceis no sistema de estoque.

Agilidade em procedimentos burocráticos

Quando um plano é traçado, todos os documentos necessários para determinadas situações já são preparados com antecedência, ou marcados na agenda para serem organizados também com antecedência. O resultado? Menos tempo gasto com burocracia, e maior produtividade interna.

Além disso, para quem você gestor possa dar ainda maior foco ao que realmente importa, recomendamos que contrate uma empresa terceirizada para cuidar da documentação de entrada e saída de produtos, assim, mantém o controle, mas nos bastidores, sem gastar tempo e energia com isso.

Futuro palpável em metas reais

Lembra-se de quando mencionamos que é necessária a presença de um bom profissional para que a criação do planejamento operacional seja feita? Dizemos isso principalmente por causa do tipo de documento que será criado: o mais importante para o início de um ciclo empresarial, seja este de 6 meses, 1 ano ou até mesmo.

É necessário sim aumentar as metas, principalmente se a organização interna aumentar, mas também é necessário manter os pés no chão. Mais vale ter expectativas acima da média, mas contidas e acabar se alegrando com metas batidas, do que criar metas exacerbadas e difíceis de serem batidas, que somente trarão desapontamentos.

Quais empresas precisam de um planejamento operacional?

Todas, sem exceção. Seja você um gestor de uma pequena, média ou grande empresa, que vivencia processos logísticos dos complexos aos mais simples, saiba que o planejamento operacional é o guia que levará sua empresa para os resultados que você tanto almeja.

Ter no papel as metas que deseja alcançar ajuda para que as mesmas sejam vivenciadas, já que são estabelecidos também objetivos de curto, médio e longo prazo para que tudo ali escrito se torne realidade. Com isso, todos os setores da empresa ganham, afinal, o clima organizacional chega a patamares que até então não tinham sido vistos.

Este foi o nosso guia sobre planejamento operacional. Como podemos notar, é de grande importância ter um planejamento para que todos os processos gerenciais de entrada e saída de produtos sejam bem otimizados.

De qualquer forma, se ainda possuir alguma dúvida sobre o assunto ou queira deixar sua contribuição, basta deixar seu comentário logo abaixo que vamos lhe responder assim que for possível. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas e outras questões. Até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR