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13 de dezembro de 2018 | galpão logístico
O avanço do comércio eletrônico tem movimentado as empresas em busca de mais agilidade na operação logística para atender os pedidos e entregar o produto certo no lugar certo e no menor tempo possível, sempre com foco na satisfação do cliente.
As soluções para tornar as operações mais dinâmicas apontam para a instalação de centros de distribuição em pontos estratégicos, mais perto dos clientes, com a função de receber produtos dos fornecedores e abastecer o mercado. Logo, esses centros deixaram de ser apenas depósitos e tornaram-se parte importante da estratégia de distribuição.
Entre as funções básicas de um CD está a separação dos pedidos no estoque ou picking, uma etapa importante que merece atenção redobrada, porque vai conferir agilidade no atendimento ao cliente.
Por requerer muita mão-de-obra, o picking é, também, a parte mais cara de toda a operação. Portanto, agilizar o processo e minimizar os erros são as palavras-chave da gestão dessa etapa, para compensar os custos e obter os melhores resultados.
1 – Picking discreto: é a modalidade mais básica, em que um operador do estoque realiza a separação do pedido do início ao fim, com carrinho e outros equipamentos que facilitam o trabalho. A chance de erro é bem pequena, mas toma um tempo maior.
Nessa modalidade, o planejamento do fluxo deve ser feito de forma a não afastar muito o operador do ponto de origem, agrupando os produtos com maior saída e reduzindo, assim, o tempo de coleta. Para isso, o layout do depósito deve considerar o giro dos produtos. Essa modalidade funciona bem em empresas com grande número de itens em cada pedido, mas com baixo número de pedidos no total. 2 – Picking por zona: o armazém é dividido por zonas e cada operador se responsabiliza por uma. Produtos com características comuns ficam agrupados para facilitar a separação. Cada operador recolhe os produtos de sua respectiva zona e passa o pedido para a área seguinte, até que esteja fechado.
Esse sistema lembra uma linha de produção e é comum o uso de esteiras rolantes ou prateleiras próximas para o ganho de eficiência. A vantagem da separação por zona é o ganho de tempo. A desvantagem é a dificuldade de equilibrar a carga de trabalho entre as zonas. Ele é mais eficiente em operações com alto número de SKUs, alto número total de pedidos e quantidade baixa de itens por pedido. 3 – Picking por lote: agrupa os itens em pequenos lotes na área de consolidação. O operador aguarda o acúmulo de pedidos e depois passa por todas as áreas para coletar itens de vários pedidos ao mesmo tempo, usando um carrinho com caixas abertas.
A opção utiliza tecnologias programadas por lógica para conciliar os pedidos e reduzir o deslocamento dos operadores, bem como os erros. Caso a operação tenha poucos itens por pedido, a modalidade reduz o tempo de movimentação e permite a coleta de adicionais na mesma área. No entanto, aguardar o acúmulo de pedidos pode inviabilizar o comércio eletrônico. É mais indicado para pedidos pouco variados e itens pequenos em volume. A separação requer atenção redobrada na hora da conferência. 4 – Picking por onda: aqui, cada operador separa os produtos de um pedido, assim como no picking discreto. A diferença, nesse caso, é que a separação é agendada e ocorre em determinados períodos do turno de trabalho. Pode ser utilizada junto com outra modalidade, otimizando ainda mais o desempenho. A coleta é feita em todas as zonas ao mesmo tempo e a separação acontece na área de consolidação.
Nessa opção, as prateleiras com produtos podem ser movidas para perto dos operadores, como no caso da Amazon, que criou robôs para deslocá-las. É ideal para operações com alto número de SKUs e quantidade de itens por pedido. O picking por onda também pode ser usado para separar pedidos para transportadoras e requer atenção no planejamento.
1 – Organizar e sinalizar o ambiente com critérios predefinidos ajuda na rápida localização dos produtos;
2 – Implantar um sistema ERP colabora para maior controle sobre o giro de estoque e melhor percepção sobre o ciclo de vendas;
3 – Utilizar tecnologias disponíveis, como coletores de dados, sistemas de radiofrequência, QR Code, entre outras, oferece agilidade e rapidez ao processo;
4 – Manter a equipe motivada e em boas condições de saúde ajuda na produtividade. Definir metas desafiadoras e incentivos traz melhor performance, assim como a busca de melhores soluções ergonômicas.
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