1 de dezembro de 2022 | 

O que é Modal dutoviário? Confira vantagens e desvantagens!

O modal dutoviário é um dos modais mais importantes para a logística de combustíveis de todo o mundo. Sem o modal dutoviário, a Europa ficaria sem energia e o restante do mundo sem gasolina. Mas, o que exatamente é o modal dutoviário? De que maneira ele pode contribuir para o processo de logística empresarial? Quando pode ser necessário?

Tratar de logística é tratar de todo tipo de transporte existente. Se pode transportar um produto de um lado para outro, então traz benefícios para a empresa. Dessa forma, deve ser encarado como uma opção viável de transporte de mercadorias, auxiliando na saída de estoque.

Porém, alguns dos modais disponíveis no mercado são mais específicos para determinados serviços do que outros, e isso não tende a mudar tão cedo. Um desses exemplos é o modal dutoviário, muito usado atualmente, quanto no passado, mas principalmente hoje em dia, para o transporte de petróleo e derivados, como o gás, sendo muito usado no exterior, e pouco no Brasil, já que tudo aquilo que produz, em grande parte pela Petrobras, é exportado, e pouco é distribuído pelo Brasil.

Neste conteúdo, separamos informações que consideramos interessantes e que vão ajudar você a entender melhor não somente o que é modal dutoviário, mas também a compreender quais são as suas vantagens na prática. Quer entender mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia conosco!

O que é modal dutoviário?

Afinal, o que é modal dutoviário? Modal é uma palavra “abreviada” para definir “modalidade”. Então, quando falamos em modal, estamos falando sobre a modalidade de algo. Neste exemplo específico, estamos falando de uma modalidade de transporte de produtos, independentemente de quais sejam.

Portanto, quando falamos “modal dutoviário”, estamos falando do modelo de transporte através de dutos que podem ter quilômetros de extensão.

Quando o modal dutoviário é indicado?

E quando o modal dutoviário é indicado, afinal? O modal dutoviário é indicado para transporte de produtos que não possuem facilidade palpável ou de carregamento, a grande maioria em estado líquido ou gasoso. Em grande maioria, faz parte de transportes estatais ou empresas concessionárias de serviços estatais.

Um grande exemplo de empresa estatal que faz uso do modal dutoviário é a Gazprom, da Rússia. Trata-se de uma das maiores empresas produtoras de gás do mundo, e que produz gás suficiente para dar energia para toda a Europa que, logicamente, compra o gás russo para suas necessidades, como o chuveiro a gás e energia das casas.

Para se ter uma noção da importância do modal dutoviário, recentemente, durante a guerra na Ucrânia, muitos países do Ocidente impuseram sanções econômicas ao país que antigamente era conhecido como URSS. O presidente do país, Vladimir Putin, usou então a Gazprom como poder de barganha.

O resultado você já deve ter visto nos jornais diários que passam em TV aberta, fechada, no Twitter, Instagram e outras redes sociais: países como Alemanha e França com crise energética, abrindo mão das sanções para ter o seu gás de volta em funcionamento. Portanto, podemos sim afirmar que o modal dutoviário é um dos mais importantes de todo o planeta.

Vantagens do modal dutoviário

E afinal, quais são as vantagens do modal dutoviário? Como mencionado, é um dos modais mais importantes de todo o mundo. Mas, e quais são as suas vantagens? Abaixo, citamos alguns que são considerados como os principais benefícios do modal. Leia:

Alta capacidade de transporte

A capacidade de transporte de um duto é medida através de litros ou metros. No caso do petróleo, litros, no caso do gás, metros. É um dos modais que mais transporta em quantidade de produto quando comparado a outros modais. Dessa forma, sua alta capacidade de transporte facilita a venda e compra de itens essenciais.

Transporte de longas distâncias

Outra vantagem desse modal é a capacidade de transportar itens mesmo com muita distância envolvida. Vamos usar novamente a Gazprom como exemplo. O gasoduto que está interditado pelo governo russo devido às sanções é chamado Nord Stream, sendo duas unidades que se estendem pelo Mar Báltico, o Nord Stream 1 e o Nord Stream 2.

É este último, o 2, que leva gás natural para países como Alemanha e França, abastecendo a energia dos países. Já pensou sobre a distância entre esses países? O principal Nord Stream que leva gás natural, o número 2, possui uma extensão incrível de 1.234km de distância, transportando gás por debaixo do mar.

Porém, este ainda não é o gasoduto mais longo do planeta. A maior malha dutoviária do mundo também é russa: trata-se de um oleoduto que vai da Rússia para a Bielorrúsia, com uma extensão incrível de 8.900km. No Brasil, a maior malha dutoviária é aquela dividida com a Bolívia, um gasoduto com 3.150km de extensão, sendo 2.593km de extensão em solo nacional.

Desvantagens do modal dutoviário

Poder de barganha

Uma das desvantagens do modal dutoviário é o seu poder de barganha. Não importa o que seu país faça de errado: caso você possua um gasoduto, oleoduto ou outro tipo de malha dutoviária com grande extensão e importância, pode usá-lo ao seu favor como poder de barganha, como a Rússia está fazendo.

Demora na entrega

Um gasoduto ou oleoduto só faz sentido se possui dutos de grande diâmetro e com constante funcionamento. Isso acontece porque sua velocidade de entrega é baixa, chegando a 8km/h em alguns produtos e apenas 2km/h em outros. Dessa forma, se a distribuição não for constante, pode não valer a pena utilizá-lo.

Este foi o nosso guia sobre o modal dutoviário. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, deixe seu comentário abaixo e até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR