26 de maio de 2020 | 

O que é logística de entregas?

Pode-se dizer sem medo de errar que toda a logística de uma empresa trabalha para atender às expectativas dos clientes ­– quer seja ele outra empresa, quer seja o consumidor –, e assim garantir o próprio sucesso comercial. Não é difícil perceber a importância da área da logística de entregas, pois ela tem realmente contato direto com o cliente na chamada última milha.

A logística de entregas tem por objetivo retirar a mercadoria do estoque ou do centro de distribuição, organizá-la em um veículo para transporte – um caminhão, de preferência, integrado a um sistema de roteirização – e realizar a entrega ao cliente com a máxima agilidade e segurança possíveis.

Para que a logística de entregas seja eficiente, deve enviar a quantidade certa de produtos ao lugar certo e na hora certa. Nessa hora é a imagem da empresa, representada pelo transportador das mercadorias, que está em jogo e que pode ser afetada pela qualidade do serviço, dependendo do treinamento e da capacitação do profissional responsável.

Vale lembrar que atualmente a maioria dos produtos segue para o cliente via modal rodoviário, que tem vantagens como acessibilidade, facilidade de contratar transporte e pouca burocracia. No entanto, esse modal no Brasil apresenta também sérios problemas de infraestrutura e segurança, em razão das péssimas condições das estradas e dos inúmeros assaltos.

Em geral, a responsabilidade pelo armazenamento dos produtos fica a cargo do distribuidor, o que ajuda na melhoria da qualidade do serviço, pois reduz o tempo do ciclo de encomenda e traz mais rapidez às respostas.  Na verdade, cabe ao gestor montar estratégias que ofereçam um ótimo lead time sem aumentar os custos das operações. A logística de entregas de uma empresa pode influenciar diretamente no prazo e no custo do transporte e, é claro, em seu resultado financeiro.

Destacamos 3 fatores que podem influenciar na logística de entrega

1 – Características da carga – O tipo de carga pode impactar no prazo, como as perecíveis, por exemplo, que impõem datas de validade aos produtos que precisam ser respeitadas. Outro tipo de carga que pode alterar os prazos é aquela considerada perigosa, porque pode gerar acidentes para o transportador ou terceiros, além de estar sujeita às legislações e restrições de trânsito e horários.

2 – Influências no timing – As necessidades especiais de alguns clientes podem modificar o timing da logística de entregas, como um carregamento de produtos com campanha de lançamento, por exemplo. Outro caso diz respeito às montadoras que necessitam de determinadas peças ou matérias-primas para manter a produção.

3 – Requisitos da contratante – A empresa contratante do frete, muitas vezes, traz situações que podem influenciar na logística de entregas, como atrasos na produção que alteram o embarque da mercadoria ou a necessidade de mobilidade entre os CDs.

Dentre as tendências de entregas, no que diz respeito às vendas diretas ao consumidor, destacam-se:

  • Entrega antecipada

A tendência foi criada pela Amazon e, para isso, a empresa deve utilizar a tecnologia e a inteligência artificial. Apesar de ter surgido há pouco tempo, esse tipo de operação deve revolucionar o mercado como uma opção da logística de entregas. A ideia é que a entrega comece a acontecer antes mesmo de o consumidor finalizar a compra no site da empresa, tudo com base no histórico do cliente. Assim, ele recebe antes do prazo estipulado e fica positivamente surpreso. O risco é calculado e controlado por algoritmos de um sistema de inteligência logística. Caso a compra não se concretize, o produto volta para a empresa de transporte até surgir outro potencial interessado. Esse tipo de entrega, se feita de forma segura, aumenta a fidelização do ciente.

  • Delivery

A logística de entregas delivery, principalmente de medicamentos, alimentos e bebidas, também deve ter alguns pontos de atenção, e o principal deles é o monitoramento da operação. Assim, terceirizar os serviços é uma boa opção, desde que a empresa mantenha um bom controle da qualidade e da segurança. O monitoramento dessas entregas oferece uma previsão de horário de chegada do pedido, acompanha o status em tempo real e permite a comunicação com o entregador.

Outro ponto que chama a atenção é a falta de caminhos para a comunicação com a empresa vendedora, como site, redes sociais ou central de atendimento, e que pode se transformar em um entrave para a logística de entregas.

  • Retirada na loja

Para os clientes que querem mais agilidade e economia de custos com o frete, uma modalidade vem se tornando muito popular: a retirada do produto na loja. O processo é bem simples: o usuário faz uma compra ou reserva algum produto no site e o retira na data e na loja que preferir. Esse modelo está em forte ascensão no Brasil.

De maneira geral, fica claro que a logística de entregas não pode abrir mão de um bom planejamento e da tecnologia, para que tudo funcione e o cliente receba bem o produto. Não é sem motivo que a inovação se tornou forte aliada das empresas e do mercado de logística. Os softwares especializados facilitam a rotina, aumentam a produtividade e auxiliam na redução de custos, otimizando a gestão das operações.

Além disso, algumas soluções já estão sendo testadas para a logística de entregas. Entre elas, destacam-se os robôs inteligentes que percorrem pequenas distâncias com a mercadoria a ser entregue e que são monitorados pelo sistema durante todo o trajeto. Eles são destravados pelo cliente, por meio de aplicativo, para retirar a encomenda.

Outra solução é um sistema no qual os funcionários da empresa têm permissão para entrar nas casas dos clientes e deixar as encomendas. Trata-se do Amazon Key, que disponibiliza uma fechadura especial com câmera de segurança. Esse tipo de entrega permite, por exemplo, a comodidade de encontrar a geladeira cheia ao voltar para casa, sem ter que passar no supermercado.

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