5 de abril de 2017 | 

Como escolher o melhor local para sua logística?

Um dos problemas mais comuns (e um dos mais importantes) para empresas de logística é a escolha do local de suas instalações. Escolher o melhor local para sua logística consiste numa decisão que dá forma, estrutura e conformidade ao sistema logístico. É uma decisão tão importante que, muitas vezes, é a responsável pela sobrevivência e competitividade da mesma. “Produto certo, no lugar certo, na quantidade certa ao menor custo possível”, é o que todos buscam.

A localização de centros logísticos no Brasil é um fator predominante para qualquer tipo de empresa, já que, diferentemente de outros países menores, a rede viária é extensa e de diferentes características em cada região. A estratégia depende do tipo de negócio da empresa, como as industriais, que focam no baixo-custo; empresas de serviços e varejo preocupam-se com o nível de serviço e qualidade do atendimento ao cliente. Buscam rapidez na entrega e competitividade nos preços baixos, portanto, a decisão da localização é a maximização dos benefícios para a empresa.

O planejamento na escolha da localização do centro logístico está principalmente relacionado com o transporte do produto até seus clientes e retorno ao fabricante, como casos de produtos que precisam ser recolhidos após seu uso, o que dificulta quando seus clientes estão em diferentes regiões e necessita-se de centros de distribuição regionais.

Os elementos básicos para modelos de localização de facilidades são:

  • Núcleo de facilidades a serem localizadas
  • Tamanho de cada facilidade
  • Número de facilidades existentes
  • Objetivo do tomador de decisão
  • Demanda (distribuição, demanda atual, variação)
  • Locais candidatos a facilidades (distribuição, número)
  • Comportamento do usuário da facilidade
  • Limites de capacidade das facilidades

Procedimento para escolha da localização para logística

Etapa 1 – Divisão da região de estudo
Considera-se que exista um conjunto de clientes que serão atendidos dentro de um contexto regional e que devem ser divididos em sub-regiões de acordo com sua localização (estado, município, distrito ou bairros), considerando que o centro de distribuição deverá ser localizado em uma destas sub-regiões.

Etapa 2 – Determinação do ponto central de cada sub-região (possíveis locais)
Nesta etapa considera-se a premissa de que este local será próximo do cliente mais central em casa sub-região.

Etapa 3 – Pré-seleção da localização do centro de distribuição sob o ponto de vista da logística direta
Nesta etapa define-se em qual localização o CD deve ser implantado considerando apenas a questão da distribuição, considerando a distância entre eles e a demanda de cada um. Busca-se identificar o local que minimize o custo de distribuição dado pelo produto (distância x custo).

Etapa 4 – Pré-seleção da localização do centro de distribuição sob a ótica da logística reversa
Consideram-se os locais para onde os clientes enviarão os produtos já utilizados para manutenção ou descartados. Estes locais são chamados de “centrais de manutenção”, onde são feitas triagens para envio posterior aos fornecedores. Periodicamente será programado para que um veículo saia do CD da região local e percorra pontos de concentração dos produtos para fazer sua coleta.

Etapa 5 – Escolha da localização do CD
Com a definição das etapas anteriores, encontra-se variáveis para escolha dos melhores locais para implantação do centro de distribuição sob a ótica da logística direta e reversa.

A escolha da localização em geral é uma tarefa atribuída aos gerentes de logística com objetivo principal de obter ganhos em econômica de escala na distribuição e reduções de custos de transporte. Nos últimos anos, os estudos de localização têm abrangido também projetos de canal logístico, como resultado da globalização da cadeia de suprimento e de considerações de marketing.

Os dados necessários para análise de localização de um CD consistem em definições de mercado, produtos e redes, demanda dos clientes, preços de frete custos fixos e variáveis. Mas não se preocupe. O Brasil hoje conta com centenas de CD espalhados pelo país. Em São Paulo, maior centro de distribuição do país os CD´s estão localizados estrategicamente nos principais pontos de saídas e entradas de rodovias para que facilitem a distribuição, que o caso da SANCA Galpões, que hoje conta com mais de dez CD´s com galpões para alugar atendendo todas as necessidades de qualidade e especificações técnicas que empresas de logística e indústrias necessitem para suas estratégias de distribuição.

Sobre a Sanca Galpões

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos centros logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos galpões logísticos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos condomínios:

Galpões logísticos em Embu das Artes
Galpões logísticos no Rodoanel
Galpões logísticos em Jundiaí




COMPARTILHE:


←  VOLTAR