28 de maio de 2019 | 

As 10 maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil

B2W, Magazine Luiza, Netshoes e Saraiva estão entre as maiores empresas de comércio eletrônico em operação no País.

O crescimento das maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil pode ser considerado como o resultado em investimentos em plataformas, criação de melhores experiências de compra e da interação online e offline entre cliente e funcionário. Tais ações as levaram a alcançar receitas bilionárias em 2017. Ao todo foram R$ 36,2 bilhões movimentados pelas 50 maiores empresas do ramo, o equivalente a 75,89% de todo o comércio eletrônico do Brasil.

As informações constam da quarta edição do ranking com as 50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro, divulgada em dezembro de 2018 pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que contou com o apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail e do Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP).

Todas as empresas tiveram crescimento nominal de 8,74% no faturamento. O varejo online, no geral, cresceu 7,5% de acordo com o Ebit. O ranking foi elaborado com base nos dados fornecidos pelas empresas, além de informações publicadas por entidades setoriais, balanços contábeis e publicações em veículos de grande circulação.

Vale destacar que a Amazon conquistou o 13º lugar, com faturamento estimado em R$ 410 milhões em 2017, ano em que iniciou sua expansão no mercado nacional. O futuro desse mercado parece bastante promissor.

Confira as dez maiores empresas do comércio eletrônico brasileiro

As dez primeiras colocadas do ranking somam R$ 29,9 bilhões em vendas, representando 62,7% de todo o faturamento do comércio eletrônico brasileiro. São elas:

1 – B2W Digital: com os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Soubarato, a empresa faturou R$ 8.763.600.000,00 em 2017.

2 – Via Varejo: opera as lojas online Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Cdiscount e faturou R$ 4.849.000.000,00 com esse comércio, o que representa 16,7% das vendas totais da empresa.

3 – Magazine Luiza: a empresa faturou R$ 4.353.615.616,00 com o e-commerce, chegando à marca dos 30,4% das vendas totais da companhia no período.

4 – Walmart Brasil: com as vendas online representando apenas 10,6% das vendas totais em 2017, a empresa registrou um faturamento de R$ 3.000.000.000,00 no e-commerce.

5 – Grupo Netshoes: responsável pelas lojas virtuais de artigos esportivos Netshoes e pela fashion Zattini, opera mais de 25 lojas oficiais de clubes de futebol e marcas esportivas. A Shoestock é sua marca mais recente. O faturamento com o comércio eletrônico chegou à casa dos R$ 2.600.000.000,00.

6 – Máquina de Vendas: a operação conta com as lojas virtuais Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar, Salfer e Eletro Shopping, que faturaram R$ 2. 280.000.000,00 no período do ranking. As vendas online englobam 38% das vendas totais da empresa.

7 – Carrefour: o e-commerce ainda representa 3% das operações do grupo, mas já registrou um faturamento de R$ 1.752.750.900,00 em 2017.

8 – GFG LatAm – Dafiti: faturou R$ 1.100.000.000,00 em comércio eletrônico com as operações Dafiti, Kanui e Tricae.

9 – Saraiva: o site saraiva.com.br é responsável por 37,6% das vendas totais da companhia e registrou um faturamento de R$ 708.153.000,00 no período pesquisado.

10 – Privalia: com operação 100% online, a empresa se manteve entre as 10 maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil, com faturamento de R$ 500.000.000,00 em 2017.

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