28 de março de 2019 | 

O que é logística integrada e como isso pode favorecer sua empresa

Gerenciar toda a cadeia de forma mais eficaz e estratégica é o objetivo da logística integrada ao incluir processos relacionados, mesmo que de outras áreas.

A busca do consumidor por uma boa experiência de compra, que traga o produto certo na hora e nos lugares certos, vem mudando as relações entre empresa e cliente e fazendo da logística uma peça fundamental e estratégica nessa engrenagem. Para que tudo funcione bem e as demandas sejam atendidas, as empresas se depararam com a necessidade de agilizar processos, tornar mais eficiente o contato com o público e reduzir custos. Assim, surgiu o conceito de logística integrada.

O que é logística integrada?

Trata-se da integração entre todas as etapas do processo logístico, desde a origem do produto até a entrega ao consumidor final, com a organização de um sistema inteligente que usa a tecnologia para coordenar as atividades. Para se ter uma ideia, com a logística integrada as empresas podem ter informações precisas sobre o estoque de fornecedores, por exemplo, conseguem se programar com mais eficiência e garantem o fluxo do processo logístico. Em geral, para o bom andamento dessa integração, um departamento fica responsável pelo planejamento, implementação e controle do processo, agilizando as ações, promovendo ajustes, prevenindo falhas.

A logística integrada permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e de todas as etapas do transporte. E para que tudo dê certo, o compartilhamento de informações é essencial. A tecnologia ajuda: a utilização de um sistema de gestão integrado permite que muitas tarefas sejam automatizadas e contem com atualizações em tempo real.

Quais são as áreas da logística integrada?

A logística integrada pode ser dividida em 3 áreas:

1 – Logística inbound: cuida da relação com os fornecedores, do transporte, das compras, do armazenamento e do controle da qualidade das matérias-primas;

2 – Logística industrial: está focada no abastecimento da linha de produção e no controle e transporte de materiais em processamento;

3 – Logística outbound: responsável pela entrega dos produtos para o consumidor final e o relacionamento da empresa com os clientes.

Quais os benefícios da logística integrada?

São 3 os principais benefícios que o processo de logística integrada traz às empresas:

1 – Redução de custos operacionais: o gerenciamento dos processos logísticos de forma integrada torna mais eficiente as fases de armazenamento, distribuição e circulação de mercadorias, trazendo a visão estratégica para um planejamento operacional a custos reduzidos com materiais e equipe.

2 – Aumento da produtividade: com a logística integrada, há maior compreensão de papéis no processo. A produção fica mais enxuta, a força de trabalho se torna mais eficiente, as equipes passam a interligar suas atividades com mais sinergia. Os procedimentos são mapeados de forma a garantir o controle, a correção de falhas e a otimização dos processos. Isso envolve melhorias e a eliminação de etapas desnecessárias, tornando as equipes produtivas e eficientes.

3 – Vantagem competitiva: para a maioria das empresas, a logística integrada representa um aumento da vantagem competitiva, pois elas passam a interagir no mercado como uma cadeia. Uma logística ágil e precisa é um grande diferencial. O cliente percebe mais valor no processo todo, que cada vez mais deseja ser atendido de maneira rápida e eficiente.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.

A Sanca Galpões disponibiliza galpões para locação em centros logísticos estrategicamente localizados, em condomínios com infraestrutura completa e segurança, e a vantagem das despesas rateadas. Os galpões são modulados, têm pé-direito livre de 12 metros, piso em concreto nivelado a laser, docas com plataforma niveladora e cobertura metálica com isolamento termoacústico.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR