17 de abril de 2017 | 

Importância dos galpões de armazenagem para a Logística Reversa

Considerando o crescimento do consumo, o volume de matéria-prima e a preocupação com o meio ambiente, as empresas necessitam reestruturar seus processos logísticos, planejando e implantando o sistema de logística reversa como complemento do processo logístico.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos ganhou uma lei. Trata-se da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamenta pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa política traz oficialmente para a legislação ambiental brasileira o conceito de Logística Reversa, entre outros.

Portanto, nos termos da PNRS, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei.

Nos dias de hoje, temos empresas que fabricam produtos que ao serem descartados de maneira incorreta trazem risco ao meio ambiente, como pilhas e baterias, agrotóxicos, ou que reciclam suas embalagens para fabricação de novo produto, como alumínio ou embalagem PET4 , realizam campanhas e utilizam-se da logística reversa para reutilizar os materiais reciclados em sua linha de produção e caso não seja possível a reutilização, realizar o descarte de maneira apropriada. O objetivo principal da logística reversa é a gestão e a distribuição do material
descartado tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio.

Com isto, surgiu uma grande oportunidade de mercado, para que operadores logísticos e transportadores possam realizar estes serviços. É recomendado com que o galpão de armazenagem, normalmente alugados, são escolhidos estrategicamente para que sua localização seja facilitadora para a coleta em centros urbanos de maior concentração de resíduos. O mercado de aluguel de galpões de armazenagem em São Paulo está em crescente expansão, principalmente nos dias de hoje com o crescimento acelerado do e-commerce. Por outro lado, empresas que lidam com o processo de logística reversa tendem a tornar-se mais competitiva perante os demais já que é um processo que envolve a sustentabilidade e o meio ambiente, fatores que são vistos com bons olhos pelos consumidores.

Sobre a Sanca Galpões

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos centros logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos galpões logísticos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos condomínios:

Galpões logísticos em Perus
Galpões logísticos na Rod. dos Imigrantes
Galpões logísticos no Aeroporto de Guarulhos




COMPARTILHE:


←  VOLTAR