31 de março de 2020 | 

10 dicas para organizar o estoque de calçados

Conhecer bem e organizar o estoque de calçados são ações fundamentais para o sucesso da empresa. Assim fica fácil acertar nas compras, tanto no tocante ao melhor momento para realizá-las quanto aos produtos escolhidos, e garantir boas vendas. Quer saber mais? Continue a leitura.

O sucesso de qualquer varejo começa pelo estoque: quanto mais variado e organizado, melhor. No segmento de calçados, a lógica não é diferente. Manter o controle do estoque e operar entre os limites mínimo e máximo é estratégico para a empresa que quer ter mercadoria para oferecer e evitar sobras. Além disso, armazenar os itens seguindo os padrões ajuda a agilizar as vendas e melhorar o atendimento ao ciente.

Por isso, criar normas e seguir procedimentos é excelente maneira de organizar o estoque de calçados. Afinal, manter o controle sobre a entrada e a saída de mercadorias torna possível identificar as preferências do público e deixá-lo satisfeito. A boa notícia é que isso pode ser feito em estoques de qualquer tamanho. Não é preciso esperar a empresa crescer para ter tudo sob controle.

São vários os critérios a seguir para organizar o estoque de calçados, como preço, saída, modelo, marca e numeração. A melhor ordem de armazenamento, no entanto, deve ser definida pelo gestor, de acordo com o perfil da loja (multimarcas, franquia, popular, luxo). A forma de empilhamento das caixas merece atenção redobrada para evitar avarias e prejuízos.

Na indústria, por exemplo, o estoque engloba a matéria-prima adquirida para a produção dos calçados. E, para registrar todas as movimentações, é preciso antes cadastrar os itens presentes no estoque. Além disso, é necessário informar o seu custo unitário e o custo total relativo à quantidade total de itens, bem como a quantidade de cada um deles.

Destacamos 10 dicas para o varejo organizar o estoque de calçados

1 – Classificar cada produto

Os produtos devem ser cadastrados e receber informações referentes à marca, modelo, cor, tamanho e demais dados relevantes. Essas informações são imprescindíveis e consideradas o primeiro passo para organizar o estoque de calçados. O controle deve incluir o preço e a quantidade do item, e todas essas informações devem ser padronizadas.

2 – Monitorar entradas e saídas

Essa ação é fundamental para organizar o estoque de calçados. Além de ter o controle da mercadoria, é possível observar os itens cuja saída é maior e direcionar-lhes maior investimento, a fim de garantir melhores resultados.

3 – Software de gestão

Não importa o tamanho da empresa: quem quer ter o controle das operações precisa contar com a tecnologia. Um software de gestão pode fazer a diferença ao organizar o estoque de calçados, pois elimina a possibilidade de erros que costumam aparecer quando essa tarefa é feita manualmente.

4 – Pesquisa de mercado

Saber o que está na moda, quais as tendências do segmento e o que o cliente está pedindo é obrigação para quem quer organizar o estoque de calçados. Esses passos facilitam a definição das estratégias de atuação e a demanda, inclusive para as datas sazonais.

5 – Espaço físico

O planejamento da armazenagem no espaço físico é fundamental para a fluidez dos processos e as movimentações ao organizar o estoque de calçados. O acesso deve ser fácil para que o transporte acompanhe. Deixá-lo na ordem escolhida para a saída (PEPS ou UEPS) pode agilizar toda a atividade.

6 – PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai)

O método não serve apenas para perecíveis e consiste em dar prioridade aos produtos conforme a ordem de chegada. Dessa forma, é possível organizar o estoque de calçados evitando a mistura dos lotes comprados a preços diferentes, o que poderia gerar prejuízos.

7 – UEPS (Último que entra, primeiro que sai)

Nesse caso, o último preço que entrou é levado em conta para organizar o estoque de calçados. Essa ação pode proporcionar maior lucro imediato e, se houver sobras, uma promoção ajuda a não perder o lote. O desconto pode ser calculado sobre o produto de menor preço, deixando as condições mais atraentes tanto para a empresa como para o cliente. Vale ressaltar que o método UEPS não é permitido para questões fiscais, somente para o controle de estoque.

8 – Bons fornecedores

Escolher bem os fornecedores é fundamental. A relação deve priorizar a qualidade dos produtos, a flexibilidade e a rapidez na entrega. Isso traz mais assertividade ao organizar o estoque de calçados.

9 – Colaboradores treinados

O treinamento é importante para quem lida com os produtos desse segmento, pois ajuda a manter tudo em ordem ao organizar o estoque de calçados. A reorganização pode ser programada semanalmente.

10 – Atenção à reposição

O ideal é definir o fluxo de reposição para organizar o estoque de calçados. A reposição pode ser do tipo contínua, muito utilizada por quem tem pouco espaço ou baixa possibilidade de investimento; e periódica, com datas definidas para novos pedidos, sem considerar o que já existe em estoque. Essa opção pode garantir descontos do fornecedor.

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