16 de outubro de 2018 | 

Dicas para melhorar sua gestão logística

Saiba como melhorar sua gestão logística

O produto certo na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo e com o menor custo de operação são itens que compõem o sonho de toda empresa que quer se manter no mercado e, claro, resultados de um bom trabalho de gestão logística, que assume papel cada vez mais estratégico conforme a tecnologia avança.

Administrar bem os fluxos logísticos que envolvem atividades relacionadas à produção, comercialização de produtos, armazenamento e distribuição é ação que define a gestão logística e, certamente, faz a diferença na lucratividade das empresas envolvidas.

A ideia para uma gestão logística eficiente é a de que as operações sejam cada vez mais integradas, de ponta a ponta. Desta forma, planejar e controlar bens, serviços e as informações relacionadas, desde o ponto de origem ao de consumo, significa entregar um serviço de elevada qualidade ao cliente.

Algumas empresas valorizam o planejamento estratégico e contratam parceiros capazes de cumprir os prazos de entrega. Para isso, contam com sistema de rastreamento de pedidos e controle de informação que integram todas as áreas envolvidas com a gestão logística. A gigante Amazon, por exemplo, prioriza a redução do prazo de entrega e usa a análise de dados para antecipar demandas. A empresa foi pioneira em entregas expressas e meios alternativos, como drones, bicicletas, táxis e até frota própria.

No geral, as maiores tendências em logística estão associadas à evolução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence, tecnologia RFID e Cloud Computing. Entre o que deve efetivamente colaborar com a eficiência da gestão logística, merecem destaque:

NOVOS SOFTWARES E APLICATIVOS que se integrem ao comércio eletrônico e ofereçam mais opções de entrega aos clientes;

AUTOMATIZAÇÃO, com um sistema de coordenação dos armazéns que forneça informações para otimizar espaço, tempo, e veículos autônomos, para agilizar a operação e diminuir custos;

CAMINHÕES INTELIGENTES, conectados em tempo integral, trocando informações em tempo real sobre localização, status e ocorrências, para tomada de decisões;

ENTREGA POR DRONES, que vem sendo aperfeiçoada e ainda enfrenta dificuldades no âmbito legal e de segurança;

LOGÍSTICA 4.0 com sistemas mais sofisticados, que permitirá acompanhamento constante em tempo real e de forma virtual, com algumas decisões tomadas por sistema automatizado. A evolução contará também com a Internet das Coisas (IoT) e sistemas de gestão logística em módulos.

Enquanto a tecnologia do futuro não se instala completamente, as empresas estão fazendo o que podem para melhorar a produtividade, a lucratividade, e construir uma gestão logística cada dia mais eficiente.

A seguir, algumas sugestões para melhorar a gestão logística das empresas:

  • MAPEAR todos os processos, para ter o controle da produção e identificar falhas;
  • COMPARTILHAR os sistemas de gestão logística com os fornecedores, para evitar excesso ou falta de estoque;
  • MENSURAR as vendas futuras, a famosa previsão de demanda, para determinar a quantidade de produtos a serem movimentados, com o apoio da gestão de logística;
  • VALORIZAR a gestão dos custos, pois é importante que sejam feitas análises e acompanhamento do que envolve as operações para tomadas de decisão que aumentam a lucratividade;
  • INTEGRAR as informações, desde o planejamento de operações, produção e finanças até o marketing;
  • INVESTIR em softwares para ajudar nos processos, sempre verificando se atendem os pontos mais importantes da gestão logística;
  • MONITORAR as atividades dos fornecedores, para evitar problemas em toda a cadeia. Isso pode estimular também que eles passem a acompanhar os objetivos do cliente, mantendo os padrões de entrega.

Leia mais no https://sancagalpoes.com.br/blog/

*A Sanca Galpões tem como posicionamento a inovação. A empresa desenvolve empreendimentos diferenciados no mercado, lançando sempre novas ideias e conceitos para atender às necessidades dos clientes e acompanhar tendências.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR