28 de agosto de 2017 | 

Cubagem: entenda como funciona e otimize a logística do seu negócio

Quem nunca se arrependeu de ter realizado um frete mal aproveitado que atire a primeira pedra. Nem sempre a capacidade do veículo de carga é totalmente utilizada, seja pelo peso que ele seria capaz de transportar ou seja pela utilização total do seu espaço interior. Fazer a cubagem corretamente otimiza o espaço e a capacidade de carga, o que permite transportar (ou mesmo armazenar) mais coisas em menos espaço.

Para que possamos entender a importância de se realizar corretamente a cubagem de um lote de mercadoria, é necessário compreender a sua definição: trata-se da relação matemática entre volume e peso da mercadoria a ser transportada e o volume disponível no veículo.

O cálculo a ser feito com a carga é: ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x UNIDADES x 300 (fator de cubagem)

Uma curiosidade: o fator de cubagem é uma constante, pois é o peso (300kg) considerado ideal para se transportar em um metro cúbico. Cálculos de frete em geral, até das compras realizadas no e-commerce, são influenciados pela cubagem.

Para se aproveitar o frete por completo, é preciso pensar bem sobre o que está sendo transportado. Um caminhão pode carregar muitas toneladas, mas o volume a ser transportado é sempre limitado. Efetuar corretamente a cubagem, considerando a densidade dos materiais, torna vantajoso realizar viagens com cargas mistas. Exemplo: uma empresa precisa transportar placas de isopor e fios de cobre. Claro que um caminhão consegue levar uma quantidade maior de isopor do que de cobre, mas isso ocuparia o seu volume total e não aproveitaria quase nada de sua capacidade de carga. No entanto, ocupar todo o espaço da carroceria com fios de cobre certamente tornaria a viagem inviável, porque o caminhão ficaria pesado demais. Sendo assim, a melhor solução seria uma viagem mista, com um carregamento de isopor e outro menor de cobre por baixo (devido à sua alta densidade – do contrário danificaria o isopor), aproveitando ao máximo tanto do volume quanto do peso a ser transportado. O resultado final dessa equação é menos viagens a serem realizadas, custo menor na operação e cliente mais satisfeito com a velocidade da entrega.

 

Afinal, como a cubagem pode influenciar na eficiência da minha empresa?

O principal objetivo ao se realizar a cubagem é economizar. A redução do preço do frete acontece ao otimizar ao máximo o volume a ser transportado. Vale lembrar que normalmente as transportadoras cobram por viagem realizada e distância percorrida, não necessariamente por peso a ser transportado, então a cubagem permite certa padronização de custos. Um exemplo é o transporte de um volume de 30kg, que possui 30 x 50 x 45 cm de dimensão. O cálculo seria 0,3 x 0,5 x 0,45 x 1 x 300 = 20,25kg. Para se calcular o frete, considera-se o peso cubado do material.

Quando a cubagem é mais indicada?

Em especial nos casos em que a mercadoria possui baixa densidade e grande volume. Reduzir ao máximo o volume ocupado sem danificar o produto (compactação) será essencial para facilitar o transporte e assim reduzir custos. Encontre aqui dicas para evitar avarias.

Sobre a Sanca e seus condomínios logísticos

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos condomínios logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos condomínios logísticos com galpões de diversos tamanhos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos galpões para locação:

Condomínio logístico em Osasco
Condomínio logístico em Guarulhos
Condomínio logístico na rod. Raposo Tavares




COMPARTILHE:


←  VOLTAR