16 de agosto de 2017 | 

Confira 9 dicas para otimizar seu investimento logístico

Conquistar mais espaço no mercado, realizar entregas perfeitas e sem atraso, estreitar o relacionamento com os clientes, otimizar seu investimento logístico, mas sem apertar o orçamento. É possível? Claro que sim!

Saiba como reduzir os custos com logística na sua empresa e aumente a força e a lucratividade dos seu negócio.

  1. Aproveite melhor as suas rotas

Avalie as rotas utilizadas para a entrega dos produtos aos clientes – vale a pena pegar um caminho um pouco maior, porém com uma estrada melhor, livre de reformas e com baixo índice de trânsito? Será que é possível fazer entregas para mais de um cliente com um único carregamento, aproveitando assim uma rota específica? Faça essas perguntas a si mesmo(a) sempre que puder.

 

  1. Negocie valores por volume de envio

Seguindo o gancho da dica anterior, que tal tentar encontrar formas de unificar rotas, enviando mais produtos através da mesma transportadora? Isso abrirá espaço para a negociação do frete, já que a transportadora passará a ganhar mais pela quantidade de envio (além de reduzir a possibilidade de erro, já que há menos pessoas envolvidas em um mesmo processo).

 

  1. Busque inovação tecnológica

Claro que é importante investir em computadores e celulares novos, além de câmeras de segurança e outros apetrechos. No entanto, há algo ainda mais básico e bem mais barato que vem antes disso tudo: sistemas operacionais. Há sistemas e aplicativos para praticamente tudo o que você precisa hoje. É preciso ter, entre outras coisas, de um bom sistema de gestão de estoque – há várias opções no mercado, até aquelas que estão no pacote de serviços oferecidos por transportadoras. Clique aqui e conheça a nossa seleção de apps disponíveis gratuitamente para download (Android e iOS).

 

  1. Mapeie todos os processos internos

Acredite ou não, boa parte dos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com pequenas mudanças internas. Olhando para dentro de casa, com calma e paciência, certamente você encontrará pontos que podem ser otimizados, pontos que já não fazem mais sentido (e podem ser cortados, permitindo realocação de recursos humanos e financeiros para uma atividade mais importante) ou mesmo que estão sendo executados de maneira ineficaz, o que leva a um possível desperdício de tempo, dinheiro e energia. Quando falamos de logística, então, esse acompanhamento é ainda mais importante, pois sempre há outras empresas envolvidas (transportadoras, centrais de atendimento, centros de distribuição, armazéns, galpões, entre outras). Reserve algumas horas da sua semana para visitar cada setor do seu negócio e entender como a sua cadeia de suprimentos realmente funciona e anote tudo o que puder – os resultados serão surpreendentes.

 

  1. Reveja esse mapeamento constantemente

Agora que você já tem um mapa em mãos, tente refazer mentalmente cada passo algumas vezes por semana. Chamamos “miopia empresarial” algo que acontece com muitos gestores e administradores, aquela sensação que surge quando descobrimos uma solução quase óbvia que estava ali o tempo todo, bem embaixo do nariz. A correria do dia a dia, as metas, o cotidiano da vaga – tudo isso pode deixar o profissional aéreo e desatento às necessidades da empresa. Então, de tempos em tempos revisite as rotinas do seu negócio – fazer isso constantemente te trará ideias de como executar serviços de forma mais ágil e com retenção de custos.

 

  1. Crie, alimente e analise relatórios

É uma rotina importante a ser criada. Isso vai te dar uma boa história para contar no futuro (como as coisas eram por aqui antes, de onde saímos e aonde estamos indo, enfim) e ainda te ajudar a encontrar oportunidades de melhoria, otimizando recursos e claro, evitando gastos com imprevistos. Além do mais, observar o comportamento das suas entregas (desde a relação com a transportadora até a satisfação do cliente no ato da entrega) vai permitir que você tome atitudes assertivas a tempo de evitar um problema. É preciso, no entanto, fazer uma análise frequente, para entender o que são comportamentos normais e quais são os pontos fora da curva (que é onde você deve agir e buscar mais informações para saber o que de fato está acontecendo e assim fazer o que precisa ser feito).

  1. Soluções alternativas

A depender do volume de entrega e até mesmo da distância, por que não utilizar outros fornecedores de transporte? Hoje há modelos rentáveis de negócio que realizam entregas curtas através de motoboys, carros particulares ou até mesmo bicicletas. Busque diversificar o seu portfólio de soluções possíveis e veja o que pode ser feito para gastar menos com logística.

  1. Invista em sua equipe

Profissionais motivados rendem mais e disso você já sabe. Mas há outro ponto muito interessante: pessoas tendem a crescer e se desenvolver profissionalmente quando se sentem importantes para a empresa, pois passam a tratar o negócio como se parte dele fosse seu. Pense em tudo que pode fazer para aproximar as pessoas: promova eventos de integração, treinamentos estruturados, ofereça bolsas de estudo, lembre-se de desejar “bom dia” todos os dias. Essas pequenas coisas vão contar muito na hora de um colaborador decidir fazer aquele algo a mais, agir com extremo cuidado para evitar avarias ou até mesmo te trazer novas ideias. E sobre essas ideias, quem você acha que conhece melhor o que se faz na sua empresa, você ou quem executa esse serviço? Então, invista em pessoas e além de ter um ambiente de trabalho muito mais gostoso, economize muito.

  1. Invista em um bom seguro em seu investimento logístico

É melhor prevenir do que remediar, certo? Afinal, ninguém tem controle sobre eventualidades. É importante que a sua mercadoria (ou melhor, o investimento feito nela) esteja protegida de desastres naturais, roubo, incêndios e até mesmo acidentes. Uma boa saída para ter a segurança necessária sem ter que se preocupar com isso é alugando o seu espaço em um bom centro logístico, aproveitando-se do seguro coletivo, que é robusto e rateado entre várias empresas. A Sanca Galpões está entre os principais fornecedores deste tipo de serviço, nossos galpões possuem alta tecnologia de armazenamento e preservação, além de serem posicionados de modo a aproveitar as melhores vias de distribuição (evitando trânsito, por exemplo) e evitar pedágios. Se você quer o melhor para a sua empresa, clique aqui e conheça os galpões da Sanca.

Mesmo que alguns dos pontos acima não apresentem uma economia tão clara no início, vale tentar cada um deles para ver o impacto no seu financeiro. Faça as contas: depois de um ano de mudança, o quanto você deixou de gastar? Aproveite e invista esse dinheiro para melhorar ainda mais a logística do seu negócio!

Quer aumentar a performance do seu centro de distribuição? Clique aqui e baixe o nosso e-book gratuitamente.

Sobre a Sanca e seus condomínios logísticos

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos condomínios logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos condomínios logísticos com galpões de diversos tamanhos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos galpões para locação:

Condomínio logístico na rod. Anhanguera
Condomínio logístico em Perus
Condomínio logístico na rod. dos Imigrantes




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