8 de dezembro de 2020 | 

Como reduzir o custo de transporte no Brasil?

Com planejamento e boa gestão é possível vencer o desafio da redução de custo de transporte, que tem grande peso no orçamento das empresas. Quer saber como? Acompanhe o artigo.

 

A redução de custo de transporte de cargas, mais que uma necessidade das empresas transportadoras e embarcadoras, se torna quase uma obrigação para quem quer sobreviver no mercado. Isso porque a atividade é responsável pelos mais altos custos da logística, produzindo um alto impacto no faturamento.

 

A atenção deve ser redobrada com os desperdícios. Antes de tomar qualquer medida para a redução de custo de transporte, vale relembrar quais são eles:

 

– Custos fixos, que não variam conforme a distância percorrida pelos veículos, como salários, aluguéis de galpões, equipamentos e veículos, sistemas de gestão.

 

– Custos variáveis, que são alterados de acordo com a quilometragem dos veículos e com a distância do frete. Eles representam os gastos com combustível, pneus, manutenção, seguro, valor do frete, custos administrativos, gestão de riscos, entre outros.

 

O maior desafio na redução de custo de transporte, no final das contas, é a manutenção da qualidade do serviço. Por isso a ideia é que essa redução seja feita para trazer vantagem competitiva para a empresa sem causar danos às suas imagens. Nesse sentido, a implementação de uma boa estratégia de distribuição é essencial.

 

A seguir, destacamos algumas dicas para redução de custo de transporte:

Mapear os custos

Antes de iniciar os cortes, é necessário saber quais são os custos e organizá-los. Por isso, fazer um mapeamento das despesas é considerado o primeiro passo para a redução de custo de transporte. A ideia é otimizar as atividades e abrir espaço para melhorias. Há softwares que podem ajudar nessa tarefa.

 

Revisar o orçamento

Um bom planejamento é essencial para a redução de custo de transporte, garantindo que os cortes serão feitos de maneira estruturada, sem o risco de prejudicar os resultados e a qualidade do trabalho. O ideal é revisar o orçamento por centro de custos. Assim fica mais fácil saber onde se concentram os maiores gastos, o que é supérfluo e quais ações podem ser tomadas para promover a redução com segurança.

 

Roteirizar cargas e entregas

A roteirização tem a finalidade de sistematizar a coleta e a entrega de mercadorias, desenvolvendo a sequência de paradas conforme o tipo de carga, o cliente, os veículos e o tráfego. Um planejamento de rotas eficiente traz benefícios para a empresa, entre eles: redução da distância entre o remetente e o destinatário da carga, escolha de melhores estradas, economia de combustível e de mão de obra, possibilidade de fazer várias entregas na mesma viagem, redução de custos operacionais e do desgaste mecânico do veículo e melhor aproveitamento do tempo.

 

Programar manutenções periódicas

As manutenções devem ser programadas e realizadas periodicamente a fim de assegurar o bom funcionamento dos veículos e colaborar para a redução de custo de transporte. O procedimento, extremamente importante, ajuda a identificar e antecipar problemas mecânicos antes que gerem custos ainda maiores. Desse modo, prolonga-se a vida útil das peças dos veículos e reduzem-se os custos de transporte em longo prazo.

 

Terceirizar o transporte

Ter frota própria gera muitas despesas. Por isso, várias empresas estão terceirizando o transporte de mercadorias, inclusive as transportadoras, contratando caminhoneiros autônomos. Primeiramente, é necessário avaliar os custos operacionais que a empresa tem com seus próprios veículos. A prática reduz custos com funcionários, no pagamento de salários e encargos sociais; com aquisição e manutenção de veículos; com os riscos de acidentes, roubos e assaltos; com multas, indenizações e a perda da carga.

 

Investir na automação de processos

O investimento em tecnologias voltadas para a automação de processos é mais um recurso para a redução de custo de transporte em longo prazo. Por meio de um software de gestão, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e a incidência de erros, elevar a qualidade do serviço e obter dados confiáveis para tomadas de decisão.

 

Contar com indicadores de desempenho

A utilização de indicadores-chave de desempenho, os KPIs, é essencial para a redução de custo de transporte. Com os indicadores certos, é possível medir o desempenho do serviço, inclusive o impacto do transporte terceirizado, para aplicar estratégias de economia com o fornecedor.

G




COMPARTILHE:


←  VOLTAR