7 de abril de 2020 | 

10 dicas para melhorar a logística da sua empresa

Ações que visam à melhoraria da logística da empresa são consideradas estratégicas quando se quer garantir o sucesso dos negócios e a satisfação do cliente.

Comercializar produtos de boa qualidade e entregá-los no menor tempo possível e no lugar correto já se tornou obrigação para as empresas que querem fidelizar os clientes. Todas já sabem que esse cuidado a mais pode ser a diferença entre sucesso e fracasso no mercado, principalmente no e-commerce. Para que tudo dê certo, uma logística bem afinada é imprescindível até mesmo para reduzir custos e ampliar os lucros.

O que todo gestor se pergunta diariamente é: como melhorar a logística da empresa? A resposta pode estar na simples comparação entre a logística e uma orquestra: os instrumentos devem estar sempre afinados e precisam ser conduzidos com agilidade, para que exista harmonia em todo o processo. A satisfação da plateia, ou a do cliente, vale todo o esforço.

Transpondo a ideia para o dia a dia: quem quer melhorar a logística da empresa precisa entender que todas as etapas, do planejamento à entrega, devem ser bem estudadas e coordenadas com a máxima atenção.

Sendo assim, destacamos 10 dicas para melhorar a logística da empresa:

1 – Organize processos

Da compra de insumos à entrega de produtos ao cliente final, a cadeia de abastecimento é repleta de processos. Organizá-los é o primeiro passo para melhorar a logística de uma empresa. Se um deles falhar, a cadeia toda ficará comprometida.

2 – Monitore o estoque

Excesso ou escassez de produtos significa dinheiro perdido. O ideal é manter uma relação de equilíbrio no estoque, utilizando a análise estratégica para definir a quantidade de cada item, sempre com base na previsão de demanda e nas tendências de mercado.

3 – Controle o desempenho

Quem não mede o desempenho não sabe onde pode melhorar a logística da empresa. Por esse motivo, o acompanhamento dos indicadores é importante tanto para uma visão interna quanto para outra, externa, de mercado. Entre eles, destacam-se o tempo de entrega, a taxa de giro do caminhão, a taxa de extravio, as entregas no prazo e a satisfação do cliente.

4 – Tenha fornecedores parceiros

Acompanhar o desempenho dos fornecedores proporciona maior facilidade para as negociações. Afinal, quem quer melhorar a logística da empresa precisa saber com quem poderá contar quando houver pedidos de última hora.

5 – Invista em tecnologia

A automatização de processos é muito importante para melhorar a logística da empresa, pois aumenta a produtividade, reduz custos e a possibilidade de erros, melhora a qualidade do serviço e a rentabilidade, realoca recursos humanos para funções mais estratégicas e agiliza as tomadas de decisão.

6 – Invista em treinamento e integração

Os colaboradores são peças-chave para melhorar a logística da empresa. Precisam ser treinados para organizar bem os processos e resolver problemas. É importante que vejam a tecnologia como aliada. Tudo isso ajuda a diminuir custos.

7 – Compartilhe o sistema de gerenciamento

Fornecedores parceiros podem elaborar soluções em conjunto, se tiverem conhecimento para tal.

8 – Terceirize algumas etapas

Outras empresas podem desenvolver algumas atividades logísticas, como é o caso da terceirização de galpões logísticos em localização estratégica. Essa é outra dica importante para a redução de custos que ajuda a melhorar a logística da empresa.

9 – Planeje as entregas

Determine rotas mais rápidas e eficientes, que contemplam a integração de entregas ou coletas na mesma viagem. Busque soluções continuamente. Isso diminui erros e otimiza as finanças. Criar check-lists com a ajuda da automação é outra boa forma de eliminar devoluções. O ideal é manter um padrão de qualidade no transporte da mercadoria.

10 – Planeje o gerenciamento de riscos

Fazer o levantamento de estratégias para lidar com o que talvez possa alterar a operação logística – como avarias nos produtos durante o transporte, acidentes ou mesmo roubo de carga – é se antecipar aos problemas. Nesses casos, é possível diminuir os prejuízos com treinamento, estudar novas rotas e até cogitar contratar apólices de seguros.

Gostou do artigo? Acompanhe nosso Linkedin e fique por dentro das novidades.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR