9 de julho de 2019 | 

Como funciona a logística internacional?

Organizar as ações externas das empresas melhorando a relação com outros grupos de clientes e parceiros para torná-las mais eficientes e lucrativas são os principais objetivos da logística internacional.

A logística, no âmbito geral, é a área da empresa cujo foco está na entrega das mercadorias aos clientes no menor tempo e pelo menor custo possível. Esse conceito já é bem conhecido. O trabalho, basicamente, engloba expedição, transporte, recebimento e armazenagem de matérias-primas, materiais e produtos.

Se acrescentarmos transporte interno e externo, trâmites burocráticos de exportação ou importação, regras e acordos internacionais, além da necessidade de controlar de perto o tempo de percurso, passaremos a falar, então, da chamada logística internacional.

Em outras palavras, trata-se da área da logística que cuida do fluxo de produtos dentro e fora do país e busca aprimorar o relacionamento entre clientes, fornecedores e parceiros de exportação e importação, trazendo melhores condições de negociação. Pode-se dizer que a logística internacional organiza a empresa na medida em que impõe mais planejamento e lhe confere mais credibilidade.

O caminho do sucesso internacional

Entre os desafios a serem superados por quem busca a logística internacional, vale destacar a precária infraestrutura de transporte brasileira, com estradas em péssimas condições e portos que ainda não contam com tecnologia avançada, nem organização para envio ou recepção de carga; burocracia excessiva; e mão de obra de baixa qualidade.

Os primeiros passos pedem maior atenção para ações como: obtenção de licenças e despacho aduaneiro, pagamento de taxas e tributos, obtenção da documentação para o transporte, contratação de seguro para esse transporte e escolha do modal mais adequado. Para não errar, o ideal é contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto, como os de uma consultoria, por exemplo, ou formar uma equipe interna de comércio exterior.

Olhando para o exterior, os trâmites da logística internacional apontam para outras necessidades. É de vital importância, por exemplo, conhecer bem os colaboradores internacionais e suas reputações. Outra ação que merece destaque é procurar conhecer também as normas de negociação internacional, bem como câmbio e impostos; avaliar o melhor modal de transporte para as mercadorias (aéreo ou marítimo) e acompanhá-lo, de preferência via sistemas de localização.

Dessa forma fica fácil entender que a logística internacional não só abre fronteiras, como também aperfeiçoa o negócio. Ela vem sendo a resposta à concorrência entre as empresas, que se intensifica cada dia mais em um mundo globalizado, com consumidores ávidos pela melhor experiência de compra. Por ser uma área altamente estratégica, requer muita atenção para que tenha a melhor performance. Traz ganhos significativos para as empresas, tanto em lucratividade como em qualidade no processo, tornando-as mais competitivas nas áreas em que atuam.

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