22 de novembro de 2021 | 

Como fazer roteirização de entregas?

Seja feita de forma manual ou com uso de softwares especializados, a roteirização de entregas é uma atividade importante para garantir agilidade no transporte de mercadoria e a satisfação do cliente.

Dentre as questões que interferem na lucratividade do negócio de distribuidores e atacadistas, a integração logística por meio da roteirização de entrega merece destaque. Trata-se da criação de rotas exatas que trazem melhores resultados para o transportador. Afinal, cumprir os prazos impacta diretamente na satisfação dos clientes.

A tarefa aparentemente simples inclui vários fatores a serem considerados para uma roteirização efetiva, que gera redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações. Entre esses fatores estão o tamanho da frota, o perfil dos veículos, o número de entregas ou coletas que conseguem realizar em determinado tempo, e o principal vilão dessa história: o trânsito.

O processo de roteirização determina um ou mais roteiros, ou sequências de paradas a serem cumpridas por veículos, com o objetivo de visitar um conjunto de pontos geograficamente distantes, em locais predeterminados, que necessitam de atendimento. Se for eficiente, a roteirização ajuda a trazer um importante diferencial para a empresa distribuidora no que diz respeito à entrega, tanto para varejistas como para o consumidor final.

Embora muitas empresas realizem esse planejamento de forma manual, a tarefa exige muito tempo e atenção da equipe. É comum ter uma pessoa responsável por organizar as entregas a partir do CEP nas notas. Esse roteirista avalia as melhores opções, segundo o seu conhecimento. Vale acrescentar que nem sempre as variáveis são consideradas quando as rotas são manuais, o que pode levar às revisitas.

Os passos essenciais para uma roteirização de entregas são os seguintes:

1 – Estudar o percurso, calcular distâncias e explorar as possibilidades de caminhos diferentes e identificando a rota mais efetiva.

2 – Entender as condições de tráfego das vias, se as ruas por onde o veículo terá de passar são muito movimentadas, se costumam ter trânsito lento e se estão em boas condições.

3 – Estimar os gastos, sempre de olho em quantos quilômetros os veículos fazem por litro de combustível. Assim será possível estimar os custos de cada rota e calcular o valor da entrega. Os custos de pedágio também entram nessa conta, bem como o nível de desgaste de componentes, como pneus.

4 – Avaliar a demanda e definir como as entregas serão realizadas, que tipo de veículo será utilizado, quantas entregas serão realizadas por dia, por semana, se serão apenas dentro da cidade ou não, são informações importantes para uma roteirização de entregas eficiente. Muitos lugares têm restrição de horários para receber mercadorias, é preciso atenção.

5 – Definir o melhor percurso: esse é o grande objetivo de uma roteirização de entregas, com base em estudo e análise. Agrupar os pontos de parada de acordo com a proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante está entre as estratégias para viabilizar um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.

Tecnologia ajuda na roteirização

Acontece que conforme aumenta a demanda vai ficando praticamente impossível traçar rotas manualmente. Daí entra a tecnologia, que faz a diferença na roteirização de entregas. O objetivo da roteirização automática, além de diminuir o trabalho manual, é o de gerar as rotas com maior possibilidade de acerto e, com isso, trazer redução de gastos para o transportador.

Com a adoção de um sistema de roteirização, que ajuda a traçar a rota conforme as necessidades e as demandas do negócio, além de mostrar o melhor caminho, também é possível contar com uma ferramenta de rastreamento que permite monitorar se os veículos estão de fato cumprindo a rota.

No mercado existe grande variedade de softwares roteirizadores, que podem auxiliar aumentando o nível de serviço. Esses programas dispõem de várias funcionalidades, como a definição e a otimização das rotas; análise e determinação do tamanho da frota e capacidade dos veículos; planejamento e sugestão de veículos, de acordo com a carga, entregas e rota estabelecida.

Quem pretende guiar o planejamento de entregas por um sistema de roteirização, pode associar variáveis que possibilitam que tenha carga disponível para transporte a cada rota que será cumprida. Assim, haverá menos motoristas e frotas ociosos e, por consequência, redução dos custos da operação.

Destacamos algumas dicas para realizar essa roteirização de entregas eficaz:

1 – Planejamento do volume da carga

Essa informação é importante para o cálculo do número de caminhões necessários e o custo do frete. Tal atividade pode ser feita dentro dos sistemas de roteirização.

2 – Preferência por rotas fixas

Escolher rotas fixas para os clientes regulares garante um bom serviço para os seus contratantes mais fiéis e organiza as entregas constantes.

3 – Calendário de entregas

Alguns bairros proíbem a circulação de cargas ao longo do horário comercial e o custo que isso representa deve estar predeterminado. Elaborar um calendário de entregas que considere o destino de cada uma ajuda a evitar multas e penalidades na roteirização.

4 – Identificar as dificuldades

Encontrar o melhor caminho para realizar o trajeto evita o trânsito intenso, locais inseguros e acidentes. O mapeamento ajuda a evitar imprevistos na rota e garantir a segurança do motorista, da carga e do veículo.

O diferencial de contar com um software para isso é a possibilidade de rastrear o trajeto em tempo real e acompanhar as dificuldades enfrentadas. A partir dessa análise, fica mais fácil realizar uma roteirização que faça sentido para a empresa.

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