12 de janeiro de 2022 | 

Como calcular o estoque de segurança?

Fórmulas matemáticas e o uso da tecnologia ajudam a fazer o gerenciamento do estoque de segurança. Quer saber como? Acompanhe este artigo.

Ao armazenamento de uma quantidade extra de produtos, para que a empresa não seja pega de surpresa diante da flutuação entre oferta e demanda, dá-se o nome de estoque de segurança. Ele funciona como uma margem de erro de planejamento ou nos casos em que os fornecedores são incapazes de atender a demanda, evitando a indisponibilidade de produtos.

Manter ou até mesmo ampliar o estoque de segurança é uma decisão estratégica, principalmente diante de um mercado volátil ou para o lançamento de produtos, o que pede tempo para avaliar com precisão a demanda futura.

No entanto, é importante que o estoque de segurança seja bem equilibrado, pois produtos armazenados por muito tempo podem ser perdidos e, por outro lado, um estoque muito reduzido pode levar a perda de vendas.

Sendo assim, como deve ser feito o cálculo do estoque de segurança?

O estoque de segurança é calculado seguindo fórmulas matemáticas que combinam as diferentes variáveis que influenciam nesse valor. Primeiramente, é preciso considerar o seguinte:

  • Flutuações da demanda.
  • Prazos de entrega dos fornecedores.
  • Sistema de vendas da empresa.

Um método padrão consiste em considerar o estoque de segurança como uma porcentagem do estoque de manobra. Essa porcentagem é determinada em função dos históricos de vendas e das futuras previsões de vendas (os cálculos de demand forecasting).

Na verdade, calcular o estoque de segurança depende muito de cada negócio, mas, de maneira geral é possível fazê-lo utilizando a seguinte fórmula:

Estoque de segurança = Média de vendas diárias X Tempo de entrega do fornecedor em dias.

Assim, quem vende em média 30 unidades de um produto por dia, por exemplo, e o fornecedor demora 10 dias para a entrega, deve ter um estoque de segurança de 300 unidades.

Para o cálculo do estoque de segurança há três alertas importantes:

  •  O cálculo da demanda média pede um controle rigoroso, de preferência por um ano, para contemplar as sazonalidades e as datas especiais.
  •  Com a complexidade do cenário logístico, as empresas costumam cobrir os riscos aumentando o estoque de segurança de modo uniforme, algo que resulta em excesso de estoque e elevação dos custos de armazenagem.
  •  De nada adianta um bom cálculo do estoque de segurança, se os fornecedores não são confiáveis e não respeitam os prazos de entrega.

Tecnologia pode ajudar

Muitas vezes, as rupturas de estoque ocorrem porque a gestão da informação apresenta deficiências, incompatibilidades nos dados que os registros mostram em comparação com o que é realmente armazenado no galpão.

Por isso, optar por um sistema de gerenciamento de armazém é importante para um controle mais preciso e um estoque de segurança adequado. A própria ferramenta já calcula o estoque de segurança de cada produto e avisa quando é necessário fazer um novo pedido.

Vale ressaltar que manter o bom controle do estoque de segurança significa maior tranquilidade para atender o consumidor, o que ajuda a manter a boa imagem da empresa no mercado. O fato é que, se bem administrado, esse estoque colabora para a lucratividade da empresa.

Gostou do artigo? Leia mais sobre estoque de segurança, clicando no link: https://sancagalpoes.com.br/o-que-e-estoque-de-seguranca/.

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para a locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé-direito livre de 12 metros. Eles contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica, com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Conheça a Sanca Galpões. Acesse: https://sancagalpoes.com.br/.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR