Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
17 de novembro de 2020 | logística
Manter o bom desempenho da operação e equilibrar os custos da logística são ações fundamentais para garantir a competitividade da empresa no mercado. Quer saber quais são esses custos? Acompanhe este artigo.
A logística é uma especialidade da administração essencial para otimizar as atividades de qualquer negócio. É preciso mantê-la sempre sob controle para que a solução não se torne um problema – e problema caro, diga-se de passagem, visto que normalmente ela já abocanha em torno de 12% das receitas da empresa.
Em tempos de crise e cenários econômicos instáveis, com alta competitividade no mercado e clientes cada vez mais exigentes, as empresas precisam contar com práticas enxutas e inteligentes, de forma que, ao identificar e reduzir os custos da logística, fique viável o aumento da lucratividade, a redução de riscos e a melhoria da produtividade na organização.
Os custos da logística envolvem os processos de movimentação dos produtos tanto no ambiente interno como externo à organização, até a entrega ao consumidor final. Eles englobam também o atendimento das necessidades dos consumidores.
Não é sem motivo que a logística é estratégica para as companhias. Ela necessita de planejamento para obter sucesso e boa gestão, que deve levar em conta as maneiras de otimizar as operações e tornar os processos mais eficientes para que a empresa ganhe relevância no mercado.
Vale ressaltar que os custos da logística são os gastos relacionados a essa área da empresa e não podem ser confundidos com os valores utilizados para a produção de bens ou serviços, como investimentos e despesas.
Destacamos os 7 principais custos da logística de uma empresa:
1 – Armazenagem
Esses custos da logística se destinam à estrutura necessária para guardar adequadamente os produtos da empresa. Ele inclui aluguel de galpões, mão de obra, equipamentos, entre outros. O armazenamento consome espaço e exige cuidados com os produtos, o que gera custos com manutenção. Esse tipo de custo pode subir frente a estoques cheios e baixa demanda.
2 – Embalagens
As embalagens são essenciais para os processos logísticos pois garantem a segurança do produto durante o trajeto. Quanto mais frágil ou perigoso é o produto ou a matéria-prima, maior será a necessidade de embalagens adequadas.
3 – Distribuição
Vários detalhes e gastos operacionais devem ser considerados para manter um sistema logístico em pleno funcionamento. Nesse cenário existem as despesas fixas, como aluguel e taxas do espaço físico, equipamentos, salários e impostos; e existem os custos variáveis, como manutenção, mão de obra e horas extras e seguros de cargas.
4 – Tributos
A alta carga tributária no Brasil não é brincadeira. O recolhimento de tributos com compra de materiais, produção, transporte, mão de obra, entre outros, pode pesar muito para a empresa. Os gastos com os pagamentos desses tributos são altos e pedem um planejamento bem estruturado para que a empresa evite multas, aproveite isenções fiscais e busque alternativas para as taxas.
5 – Transporte rodoviário
Esse custo da logística sofre impacto dos preços dos combustíveis e das condições das rodovias, principalmente nos trajetos de longa distância. Esse tipo de transporte, responsável por 60% da movimentação de mercadorias no Brasil, é impactado pelos riscos de acidentes e roubos de carga, o que eleva as despesas com frete. A depreciação dos veículos e pneus e a manutenção constante também fazem parte desses custos.
6 – Tecnologia
O desafio de tornar as entregas mais eficientes e rápidas, bem como manter o estoque equilibrado e sem erros, depende muito da automação dos processos. Além da aquisição, os custos da logística envolvem a instalação e manutenção de alguns equipamentos e dispositivos para trazer mais agilidade às operações.
7 – Recursos Humanos
O gasto com mão de obra especializada também faz parte dos cálculos dos custos da logística. Manter equipes de profissionais em diversas áreas envolve muitos gastos, considerando a pouca disponibilidade de trabalhadores qualificados em logística no mercado, o que aumenta a média salarial e a necessidade de investimentos em treinamentos e capacitação.
Cuidar bem da gestão dos custos da logística é de vital importância para tornar a empresa mais rentável. O resultado desse trabalho é percebido nos preços, que acabam atraindo mais clientes. Por isso, todos esses custos devem ser identificados, mensurados, informados e depois minimizados ou eliminados, a partir de um trabalho integrado entre as áreas operacionais.
Gostou do artigo? Leia mais em: www.sancagalpoes.com.br/blog