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Sanca Galpões.
19 de novembro de 2019 | logística
Muitas empresas vêm apostando na tecnologia RFID na logística para organizar melhor as operações e torná-las mais ágeis e eficientes. Quer saber mais? Neste artigo reunimos algumas informações sobre a tecnologia, suas vantagens e desvantagens.
RFID é a sigla em inglês para Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência, um método de identificação automática via ondas eletromagnéticas ou sinais de rádio que captura dados. Para funcionar, necessita de etiquetas com microchips para armazenar informações, protegidos por um transponder (tag) de material plástico ou silicone, e de leitores para a captura dos dados codificados pelas etiquetas.
Essas etiquetas podem ser colocadas em embalagens, produtos ou equipamentos. O leitor identifica a etiqueta e armazena a informação. Para ajudar, antenas são colocadas em pontos estratégicos e um sistema de gestão gerencia os dados.
O RFID na logística é uma alternativa ao código de barras e contribui com toda a cadeia de suprimentos, pois agiliza o trabalho de controle de estoque e o processo de expedição, integrando-se com outras ferramentas para documentar entradas e saídas de mercadorias. Ao identificar e rastrear os produtos, melhora a produtividade, reduz os custos com a distribuição e colabora para um bom atendimento ao cliente.
A leitura, com o uso do RFID na logística, não precisa ser estática e em linha reta, como no código de barras. A distância de captura é superior à da leitora óptica, e assim é gravado um código único e inalterável para cada produto. Conforme o ambiente, a tecnologia alcança alturas superiores a 10 metros.
As etiquetas de RFID na logística podem ser:
Cada modelo de negócio pede uma solução específica de RFID na logística. O ideal é fazer uma análise criteriosa da operação e identificar o que necessita ser aperfeiçoado, otimizado. Além disso, simular como ficaria a operação ao aplicar cada modelo ajuda na escolha por eliminação.
Quais as vantagens do RFID na logística?
Quais as desvantagens do RFID na logística?
Por fim, depois de identificar o modelo que mais se adapta ao negócio e conhecer os prós e contras da tecnologia, chega o momento de verificar os materiais necessários para adaptar a operação. Nessa hora, deve-se levar em conta tudo o que pode interferir na boa execução do RFID na logística. Isso inclui a análise da colocação das etiquetas nos produtos e do modo de leitura a ser usado para conferir mais agilidade ao processo. Outro ponto importante antes de dar início ao uso da tecnologia de forma definitiva é a realização de testes em condições reais para observar seu desempenho na empresa e efetuar possíveis correções.
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