Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
28 de novembro de 2018 | galpão logístico
Em tempos de retomada da economia, a corrida para superar a concorrência ganhou ainda mais importância para as empresas que querem se destacar ou mesmo se manter no mercado. Nesse sentido, melhorar a eficiência logística da operação bem como encontrar sinergia entre pessoas e ferramentas em busca de melhores resultados são excelentes estratégias.
Reavaliar o conjunto de atividades referentes à movimentação e armazenagem dos produtos, desde os fornecedores até os clientes, é fator crucial para reduzir o tempo de produção, os custos com o estoque e até com o manuseio dos produtos, colaborando significativamente para aumentar a eficiência logística da empresa.
Uma boa logística de distribuição pode ser o grande diferencial do negócio para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes. A estratégia garante a satisfação do consumidor com a experiência de compra e resulta em maior confiabilidade por parte dos clientes.
Vale ressaltar que ao estabelecer mudanças é necessário acompanhá-las para mensurar os resultados. Somente o mapeamento constante dos processos e da operação logística é que garante a eficácia do planejamento.
A seguir, separamos algumas dicas para melhorar a eficiência logística da sua operação:
Essa ação periódica contribui para reduzir os custos com estoques, transporte e distribuição, além de favorecer o cumprimento dos prazos de entrega definidos, o que cria empatia e credibilidade dos clientes. Para realizá-la, a empresa necessita de profissionais qualificados e ferramentas adequadas para o estudo.
A escolha de um software adequado às necessidades da sua empresa é um dos pontos altos da gestão, porque garante a eficiência logística e de informação, além da agilidade nos processos.
Uma boa gestão de estoque contribui significativamente para a eficiência logística, pois ajuda a definir com clareza quando será necessária a aquisição de produtos. A utilização de leitores de código de barra traz mais assertividade ao processo de conferência após a expedição.
Para aperfeiçoar a logística de transporte, a previsão de demanda se faz necessária e pode ser realizada com a ajuda da equipe e do histórico de vendas da empresa, aplicando comparativos de crescimento e outros fatores que possam influenciar no resultado.
Muito importante na área de logística, o planejamento ajuda a melhorar a roteirização de distribuição e a otimizar custos e tempo. A ação deve contemplar o monitoramento da carga para o gerenciamento efetivo dos riscos e o investimento em mão de obra qualificada para operar frotas mais modernas. Utilizar software de roteirização inteligente confere mais agilidade à logística de entrega.
Drones e automóveis autônomos para entregas inteligentes podem tornar a operação logística mais eficiente. Inovações como a internet das coisas (IoT), Big Data e impressoras 3D, por exemplo, vêm causando grande impacto no setor. As empresas precisam acompanhá-las e integrar seus processos para não perder mercado.
Compartilhar o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com fornecedores ajuda a agilizar a logística. Eles podem realizar pedidos automáticos sempre que o índice do estoque estiver baixo e sugerir opções de deslocamentos mais viáveis, entre outras operações.
São diversas as possibilidades de integração: aéreo-rodoviário, ferroviário-rodoviário, aquário-ferroviário, aquário-rodoviário ou, ainda, mais de dois modais. A ação permite uma entrega porta a porta com menor custo e em menor tempo, buscando equilíbrio entre preço e serviço.
Muitas empresas buscam a terceirização para agilizar os processos logísticos. É possível terceirizar etapas como a armazenagem e a distribuição dos produtos. A locação de galpões em centros logísticos de localização estratégica, por exemplo, torna mais dinâmica a logística da operação. No transporte, é possível recorrer a serviços especiais, como o de carga fracionada, que permite utilizar somente um espaço do caminhão para entregar rapidamente um lote menor.
Essa é mais uma ação estratégica para garantir a eficiência logística, a capacidade produtiva e os bons resultados, resguardando, assim, qualquer erro vindo de fora da organização. Afinal, a falha de um fornecedor pode comprometer o fluxo de toda a cadeia.
A logística de distribuição deve ser monitorada, avaliada e aprimorada frequentemente para garantir a qualidade. O gerenciamento logístico depende também da qualificação dos profissionais que compõem a equipe.
Para garantir o sucesso da cadeia logística, é fundamental integrar as pessoas ao processo. Essa interação possibilita o maior acesso aos dados da sequência produtiva da empresa até que o produto chegue ao seu destino.
Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.